Iguatu

Divulgada a programação oficial da Festa de Senhora Sant’Ana, padroeira de Iguatu

Published

on

Uma das maiores festas religiosas da Região Centro Sul terá seu início no próximo dia 16/07 e segue até o dia 26. Os fiéis devotos da avó de Jesus costumeiramente lotam o pátio da Praça da Matriz no centro de Iguatu, oriundos das comunidades rurais do município e de várias cidades circunvizinhas.

O festejo é também uma preparação para comemoração dos 300 anos da chegada da imagem da santa na paróquia de Iguatu em 2019. O tema central deste ano será: “Com Senhora Sant’Ana somos cristãos, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino da Paz!”

RUMO AO JUBILEU DOS 300 ANOS
ANO DO LAICATO
AGENDA LITÚRGICA E CELEBRATIVA

Nos dias 26 de cada mês – Celebramos nossa Caminhada Rumo aos 300 anos da chegada de Senhora Sant’Ana a Iguatu, com a Missa Votiva, na Matriz, e ainda a participação de todos os fiéis devotos, sempre homenageando uma Comunidade Rural das CEB’s.
Dia 29 de junho – Início da Peregrinação de Senhora Sant’Ana pelas Comunidades Rurais da Paróquia. Entrega da Imagem à Comunidade e Região do Baú.
Dia 07 de Julho (Sábado) – A PALAVRA ENTRE NÓS – Rádio AM Liberdade – 6h00min – Programa especial de convocação para os festejos.
Dia 13 de julho (Sexta) – Celebração da Pré-Festa – Missa Votiva a Nossa Senhora de Fátima, na Matriz às 11h30min.
Dia 14 de julho (Sábado) – A PALAVRA ENTRE NÓS – Rádio AM Liberdade – 6h00min – PROGRAMA ESPECIAL DA PRÉ-FESTA
Dia 14 de julho (Sábado) – 08hs – Panfletagem pelas ruas da Cidade. (Movimentação de lideranças Jovens RCC, EJC, Missão Resgate e Shalom) – Missa às 19h00min.
Dia 15 de julho (Domingo) – Missas às 06h00min e às 17h00min.

16 de julho (SEGUNDA)
Missa às 17h15mim na Matriz – 18h00mim – Noite de Bênçãos para os Motoristas e Motoqueiros – Carreata com a Imagem de Sant’Ana conduzida pelo Corpo de Bombeiros – Motoristas, Motoqueiros, SAMU, RAIO, Guardas Municipais, Taxistas e Moto taxistas – Roteiro da Carreata – Ruas – Dr. João Pessoa – Virgílio Correia – Guilherme de Oliveira – 21 de Abril – Av. Cruzeiro do Sul – Perimetral – Estados Unidos – Deocleciano Bezerra – Adeodato Matos – Júlio Cavalcante – Matriz de Sant’Ana.
Animação e Canto – Grupo Três Arcanjos.
17 de julho (TERÇA)
04h30min – ACORDA IGUATU – Alvorada Festiva pela Cidade e convocação especial aos fiéis para festejar nossa Padroeira – Mutirão de Carros de Som, percorrendo a cidade.
19h00min – 1ª Novena e Missa – NOITE DAS COMUNIDADES RURAIS de Sant’Ana e Área Pastoral de Jardim Oásis. Chegada da imagem peregrina trazida pelas Comunidades Eclesiais da Paróquia e hasteamento da Bandeira. Esquema Catequético – Temática – Leigos e Leigas, cristãos batizados, membros do corpo de Cristo e sujeitos a Igreja – Pistas de reflexão: “Todos fazemos o nosso ingresso na Igreja como Leigos. O primeiro Sacramento, que seja para sempre a nossa identidade é o Batismo… A nossa primeira e fundamental consagração lança suas raízes do nosso Batismo”. Papa Francisco – carta sobre indispensável atuação pública dos cristãos.
Textos – 1 Cor 12,12-13; Jo 15, 1-6.
Discípulos (as) Missionários (as) Responsáveis – Comunidades Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais,
Cursilho e Setor 01.
Animador – pregador – Dom Edson de Castro Homem, Bispo Diocesano.
Homenageados – Corpo de Bombeiros, Motoristas, Motoqueiros, Taxistas e moto taxistas, Polícia Civil e Militar, RAIO, DEMUTRAN, Auto Escolas da Cidade, SAMU, Guarda Municipal, Vigilantes Noturnos, Comissariado dos Menores e Centro de Semi Liberdade.
Intenção Especial do dia – Por todos os policiais que estão a serviço do combate a violência e a serviço da segurança e do bem comum dos cidadãos.
Animação e Canto Litúrgico – Banda Kerygma.
Animação Social e Confraternização – Quermesse e programação musical com o Claudizinho de Paula e Banda.
18 de julho (QUARTA)
04h30min – 1ª Caminhada e Missa – Igreja em Saída – Igreja de Santo Expedito – Jardim Oásis.
Animadora da Madrugada – Professora Louzanira – Movimento Leigo Apostolado da Oração.
Esquema Catequético – Temática – Leigos e leigas, chamados a viver a Santidade na Igreja e no mundo – Pistas de reflexão: O compromisso que nasce do Batismo é o de escutar a Jesus. Acreditar nele e segui-lo. Deste modo, cada um de nós pode tender a santidade, uma meta que, como lembra o Concílio Vaticano II, constitui a vocação de todos os batizados. Nosso esforço para que o Divino seja revelado através de nosso modo de viver. Textos – 1Pd 1,13-16 – Jo 17,15-19.
Discípulos (as) Missionários (as) Responsáveis – Mãe Rainha, NAPSE, AMI, Pastoral do Dízimo e Setor 02.
Animador – pregador – Padre GIL – Quase-paróquia Santo Expedito.
Homenageados – Os que trabalham na Área da Saúde.
Intenção Especial do dia – Pelos irmãos caminhoneiros, motoristas e motoqueiros – por todos que estão se recuperando de acidentes de trânsito.
Bênção dos Doentes – Hospitalizados e acamados.
Animação e Canto Litúrgico – ECC Kayrós.
Animação Social e Confraternização – Quermesse e programação musical com Miro Wagner.
19 de julho (QUINTA)
04h30min – 2ª Caminhada e Missa – Igreja em saída – COHAB’s – Visita à Dakota.
Animador da Madrugada – Carlito – Movimento Leigo Terço dos Homens. Zaiula – Movimento Leigo da Mãe Rainha.
Esquema Catequético – Temática – Leigos e Leigas, instruídos pela Palavra de Deus e enviados em Missão – Pistas de reflexão: A missão evangelizadora é missão de toda a Igreja e cada cristão batizados é convocado é enviado para anunciar com palavras e gestos a Boa Nova de Jesus Cristo, testemunhando em Comunidade a alegria do Evangelho. Os cristãos leigos levam o Evangelho para dentro das estruturas do mundo, onde homens e mulheres vivem, agindo em toda parte santamente e consagram a Deus o próprio mundo. Textos Rm 10,14-15 – Lc 5,1-11.
Discípulos (as) Missionários (as) Responsáveis – Pastoral do Batismo, Pastoral Familiar, Terço dos Homens e Setor 03.
Ofertório Vivo – doação de material de limpeza para Casa Ir. Dulce.
Animador – Pregador – Pádua Costa, Comunidade Boa Semente.
Homenageados – Trabalhadores da DAKOTA.
Intenção Especial do dia – Por toda a classe trabalhadora. Pelos trabalhadores e trabalhadoras desempregados.
Bênção dos Cinquentões (onas) – Fiéis que comemoram 50 anos este ano.
Animação e Canto Litúrgico – Ministério RCC
Animação Social e Confraternização – Quermesse e Sorteio de R$ 1.000,00 – Patrocínio de SUPERBOX ALENCAR e programação musical com Carlânio & Banda.
20 de julho (SEXTA)
04h30min – 3ª Caminhada e Missa – Igreja em saída – Visita à Cadeia e Missa na Capela da Misericórdia (Setor 5).
Animador da Madrugada – Jorginho Movimento Leigo RCC – Andréia, Comunidade Missão Resgate.
Esquema Catequético – Temática – Leigos e Leigas, sal da terra, luz do mundo, fermento na massa. Pista de reflexão – “A primeira e imediata tarefa do cristão é o vasto e complicado mundo da política, da realidade social e da economia, e todas as outras realidades abertas à evangelização (Paulo VI) EN, n 70”. Cada batizado é chamado a ser sal e luz: na família, no mundo da política, do trabalho, da cultura, da educação, das comunicações e também no cuidado com a nossa casa comum. Em toda parte ser sujeito de transformação e construção da sociedade justa e fraterna. Textos – Rm 12, 1-2 – Mt 5,13-16.
Discípulos (as) Missionários (as) Responsáveis – Pascom, Missão Resgate e Setor 04 e Rotarys.
Animador – pregador – Pe. Ricardo – Paróquia de Orós.
Homenageados – Os que trabalham na área da Justiça e na Área da Educação (Universidades, Faculdades, Crede 16, Secretaria da Educação e Escolas Particulares).
Intenção Especial do dia – Pelos encarcerados e por suas famílias.
Bênção dos sexagenários (as) – Fiéis que comemoram 60 anos este ano.
Animação e Canto Litúrgico – Ministério EJC.
Animação Social e Confraternização – Quermesse e Sorteio de R$ 1.000,00 – Patrocínio PNEUS CNTEIROS – Show com Bêu Paulino e Forró do Sertão.
21 de julho (SÁBADO)
04h30min – 4ª Caminhada e Missa – Igreja em saída – Capela Santa Luzia
Animadora da Madrugada – Jacques, Movimento leigo Neocatecumenato – Nilton, Irmandade do Santíssimo.
I CAVALGADA COM SANT’ANA – concentração e saída às 8h00min do Centro de Exposição Agropecuária de Iguatu – para o pátio da Matriz de Sant’Ana, onde haverá a Bênção dos Cavalheiros. Participação Pe. Evanílson.
Esquema Catequético – Temática – CF 2018 – Várias formas de violência e as vítimas da violência na nossa sociedade. Pista de reflexão. Tudo que desrespeita um direito humano ou cria situações em que a pessoa é desvalorizada é uma forma de violência: preconceito, racismo, etc. Não podemos tratar com indiferença, dizendo que não é nosso papel, não é conosco. Textos – Gn 4,8-16 – Lc 10, 30-37.
Discípulos (as) Missionários (as) Responsáveis – Pastoral Pré-Matrimonial, Caminho Neocatecumenal, Filhos Ausentes, Irmandade do Santíssimo e Setor 05.
Animador – pregador – Monsenhor Queiroga – Iguatu.
Homenagem Especial – a Dom José Mauro, bispo emérito, feita pela Associação dos Conterrâneos de Iguatu – ACAI.
Homenageados – VISITANTES E CONTERRÂNEOS – ACAI.
Intenção Especial do dia – Pelos que estão distantes de sua terra natal.
Bênçãos dos Avós e bisavós que criam netos e bisnetos.
Animação e Canto Litúrgico – Missão Resgate
Animação Social e Confraternização – Quermesse e SHOW com João Dino e Banda Patrocínio – SESC Iguatu.
22 de julho (DOMINGO)
04h30min – 5ª Caminhada e Missa – Igreja em saída – Visita à Comunidade Bairro João Paulo II.
Animador da Madrugada – Fátima, Movimento Leigo Legião de Maria – Elpídio (Vida de Maria Augusta).
Esquema Catequético – Temática – Ninguém nasce violento – a pessoa, a família é promoção de uma cultura de paz. Pista de reflexão – Ninguém nasce violento. Contudo a pessoa pode se tornar. O comportamento violento pode ser aprendido na família e reaplicado socialmente em suas relações ao longo da vida. Façamos uma campanha zero violência, 100% ternura. Textos 1 Jo 4,19-21 – Mt 19,13-15
Discípulos (as) Missionários (as) Responsáveis – Catequese, Legião de Maria, Apostolado da Oração, Lions Club de Iguatu e Setor 06.
Animador – pregador – Pe. Anastácio – Quase Paróquia São Sebastião – Prado
Homenageados – Garis (Limpeza Pública), trabalhadoras domésticas, catadores, e lavadores de automóveis.
Intenção Especial do dia – Pelos que estão na luta da casa própria e moradia digna.
Bênção dos sem casa
Animação e Canto Litúrgico – Banda ELO
Animação Social e Confraternização – Quermesses e DESFILE das Famílias.
23 de julho (SEGUNDA)
04h30min – 6ª Caminhada e Missa – Igreja em saída – Visita a Dom Mauro em sua residência – Praça São Sebastião.
Animadora da Madrugada – Prof. Horácio – Movimento de CEBs.
Esquema Catequético – Temática – Uma espiritualidade que desperte para a superação da Violência – Pistas de reflexão – Os discípulos que recebem a paz de Jesus são também enviados em missão para anunciar e compartilhar essa mesma paz. Motivar as pessoas para uma espiritualidade encarnada na cultura da não violência. Textos – 1 Jo 4,18-21 – Mt 5,43-48.
Discípulos (as) Missionários (as) Responsáveis – Pastoral da Saúde, RCC, Focolares, Catedral de São José e Setor 07
Animador – pregador – Pe. YUKIO – Catedral de São José.
Homenageados – Funcionários do INSS, Bancários, Correios, Coelce (Enel), SAAE e Casa do CIDADÃO.
Intenção Especial do dia – Pelos que esperam sua aposentadoria.
Bênção dos esperançosos pela aposentadoria.
Animação e Canto Litúrgico – Voz de Deus.
Animação Social e Confraternização – Quermesse e Sorteio de uma MOTO OKM – Patrocínio Atacarejo SB – Show com Manuka Araújo.
24 de julho (TERÇA)
04h30min – 7ª Caminhada e Missa – Igreja em saída – Visita aos irmãos e irmãs falecidos – Cemitério Senhora Sant’Ana.
Animadora da Madrugada – Dr. Matheus Lobo, Movimento Leigos EJC e Danilo, Comunidade Shalom.
Esquema Catequético – Temática – A vida Comunitária e a superação da violência – as superações bem sucedidas. O diálogo, as rodas de conversas e a prática do perdão. Pistas de reflexão – Despertar os cristãos para a superação do individualismo e do isolamento. Promover a fraternidade e as discursões para crescimento da comunidade. Textos – Gn 2,4b-15 – Salmo 148 – Mt 4,1-9.
Discípulos (as) Missionários (as) Responsáveis – COMIPA, Pastoral Carcerária, EJC, Shalom, Paróquia do Prado e Setor 08.
Animador – pregador – Pe. João Batista – Prado
Homenageados – CAPS, APAE, PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO.
Intenção Especial do dia – Pelos nossos falecidos, que fizerem nossa história e pelas famílias que sofrem na partilha das heranças.
Bênção das Famílias em estado de partilha de heranças.
Animação e Canto Litúrgico – Digitus Dei.
Animação Social e Confraternização – Quermesse e SHOW com ELIANA RIBEIRO – Patrocínio: Prefeitura Municipal e Paróquia Senhora Sant’Ana.
25 de julho (QUARTA)
04h30min – 8ª Caminhada Penitencial e Missa – Igreja em saída – Bairro Cocobó de Baixo – Projeto da Imagem de Sant’Ana.
Animador da Madrugada – Sr. Almir e esposa – Movimento Leigo de Casais ECC.
Esquema Catequético – Temática – Dízimo e sustentabilidade – a partilha gera a missão, comunhão e solidariedade – Pista de reflexão – O compromisso cristão na manutenção das comunidades e da paróquia. A violência da não partilha e da solidariedade. Dízimo como expressão de uma comunidade madura e consciente de seus deveres. Textos – 2 Cor 9,5-9 – Lc 21,1-4.
Discípulos (as) Missionários (as) Responsáveis – Coroinhas, Apostolado da Oração, ECC, Setor 09 e 10 (Varjota).
Animador – pregador: Pe. Lázaro – Mombaça
Homenageados – Servidores públicos, SISTEMA FECOMÉRCIO (SESC – SENAC – SINE) CDL, SINDILOJAS, Comerciantes e Comerciários.
Intenção Especial do dia – Pela paz e harmonia no nosso Município. Pelo Projeto da Imagem de Sant’Ana.
Bênção dos Casais, Visitantes e Romeiros da Festa.
Animação e Canto Litúrgico – Soldados de Maria
Animação Social e Confraternização – Quermesse e tradicional LEILÃO DA FESTA.
A Grande Festa – 26 de julho (Quarta) – Dia dos Avós de Jesus
Feriado Municipal – Dia da Padroeira da Cidade de Iguatu
05h300mim – 1ª Missa – Pe. Rogério – (Prado) – Liturgia – Mãe Rainha. Canto: ECC Nova Canção.
07h00min – 2ª Missa – Pe. Queiroga (Seminário) – Liturgia Apostolado da Oração – Canto Missão Resgate.
08h00min – 3ª Missa – Pe. João Batista (Prado) – Liturgia COMIPA E CEB’s – Canto: Banda Kerygma.
10h00min – Missa Solene da Padroeira presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edson Castro Homem, concelebrada por Pe. Roberto e demais padres visitantes. Liturgia PASCOM e Canto: Soldados de Maria.
17H – PROCISSÃO Festiva pelas ruas da cidade – Percurso: Saindo da Igreja Matriz – Rua Dr. João Pessoa – Rua Antônio Mendonça – Rua 13 de maio – Rua Guilherme de Oliveira – Praça da Bandeira – Dr. João Pessoa e Matriz de Sant’Ana.
Animação e Canto Litúrgico – Soldados de Maria e Grupos UNIDOS
Na chegada da procissão haverá a Bênção do Santíssimo, ABERTURA OFICIAL DO ANO JUBILAR pelo Bispo Diocesano, Dom Edson, e Encerramento da Festa – Show de fogos de artifício (PMI).

EM ALTA

Sair da versão mobile