Iguatu

Dívidas faz Prefeito decretar Estado de Calamidade Pública em Iguatu

Published

on

O Prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT) decretou estado de calamidade pública, por 90 de dias, devido a atual situação financeira do município. Segundo o relatório do TCM a dívida da prefeitura, até o mês de novembro, já somava o montante de 53 milhões de reais em dívidas, sendo 13 milhões somente ao INSS.

A decisão foi tomada na terça, dia 4/1.  Nos seus primeiros dias de gestão, Ednaldo Lavor e Marcos Sobreira (Vice-Prefeito) visitaram diversas secretarias com intuito de identificar os principais problemas e buscar soluções urgentes. Uma das dificuldades encontradas foi o atraso salarial dos servidores públicos, que segundo levantamento parcial o valor pode passar dos 7 milhões de reais, valor esse referente a folha de pagamento da prefeitura, que ultrapassa 63% da arrecadação total.
Durante visita ao Hospital Regional, Ednaldo Lavor, acompanhado do Secretário de Saúde de Iguatu, Dr. Marcelo Sobreira, constataram a falta de diversos medicamentos como: dipirona, paracetamol, amoxicilina e até soro fisiológico, ou seja, um estoque praticamente zero. Como se não bastasse, durante a último final de semana os pacientes daquela unidade de saúde ficaram praticamente sem alimentação, alimentando-se apenas de ‘caldo de feijão’. Sensibilizado com a triste realidade, o Secretário Marcelo Sobreira comprou com recursos próprios o leite para alimentar os bebês recém nascidos.
REDUÇÃO DE PASTAS
Uma das medidas encontradas pelo gestor para amenizar a crise foi o corte de 7 secretarias, além da redução do número de funcionários temporários. A ideia é minimizar os prejuízos a população local, uma vez que já vem sofrendo com esse descaso há mais de 12 anos.
Desde o primeiro dia de trabalho, a nova gestão vem realizando uma verdadeira operação de guerra na tentativa de limpar as ruas da cidade, uma vez que alguns dos bairros já estavam a 15 dias sem coleta de lixo. Iguatu vive situação de calamidade pública.

A editoria da Mais FM tentou entrar em contato com o prefeito Ednaldo e sua assessoria, mas não obtivemos resultado até a postagem dessa matéria. Para as próximas horas está marcada uma entrevista com o encarregado pela limpeza pública no programa Mais Notícias dessa sexta-feira, visando explicar para a população de Iguatu como será a nova sistemática da coleta de lixo na cidade.

EM ALTA

Sair da versão mobile