Iguatu

Distribuição de sementes em Iguatu começa amanhã

Published

on

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) de Iguatu estará iniciando a distribuição de sementes para os agricultores cadastrados no Programa do Governo do Estado “Hora de Plantar” a partir dessa quinta-feira. A previsão é que até o fim deste mês sejam entregues 426.730kg de grãos.

Os agricultores das comunidades de Barra, Serrote, Santa Rosa, Gameleira e regiões próximas serão os primeiros contemplados para o recebimento das sementes na agência local.

A EMATERCE de Iguatu é responsável por entregar as sementes de milho, feijão e sorgo para 35mil famílias distribuídas em 14 municípios. Anualmente é feito um levantamento dos outros agricultores para se cadastrarem no programa nos meses de maio e junho. Só em Iguatu são cerca de 3mil agricultores.

Já que as sementes estão sendo entregues ainda em janeiro, os agricultores precisam tomar alguns cuidados com o armazenamento dos grãos, como afirma o gerente regional da EMATERCE de Iguatu Sr. Joaquim Virgulino: “o plantio deve ser iniciado quando tiver umidade suficiente pra germinar a semente, não adianta plantar sem chuva porque vai perder a semente. E se perder nós não temos outra pra distribuir”.

A distribuição de sementes e mudas é realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), objetivando o aumento de renda e garantia de segurança alimentar de inúmeros cearenses.

O “Hora de Plantar” é coordenado pela SDA, através da Coordenadoria de Desenvolvimento e Agricultura Familiar (Codaf) e tem vários parceiros envolvidos, destacando-se a Ematerce, o Instituto Agropolos, Secretarias de Agricultura Municipais, Fetraece e seus sindicatos.

EM ALTA

Sair da versão mobile