Iguatu

Diretor da URCA em Iguatu, recebe Medalha do Mérito Educacional Dr. Edson Gouvêa

Published

on

O Diretor Geral da Unidade Descentralizada da Universidade Regional do Cariri (URCA) em Iguatu, professor Jose Ivo Ferreira de Souza, é homenageado com a Medalha do Mérito Educacional Dr. Edson Gouvêa. A Comenda será outorgada em Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal de Iguatu, na próxima sexta-feira, 13 de novembro, as 18h00. A indicação de agraciados com a Medalha do Mérito Educacional é feita pela Comissão de Educação da Câmara.

O projeto que conferiu a referida Comenda ao professor José Ivo Ferreira de Souza e de autoria do vereador Marconi de Matos Filho. Emocionado o professor Ivo Ferreira destaca: “Compartilho com os amigos a honra de ser escolhido para receber a Medalha do Mérito Educacional Dr. Edson Gouvêa. Dedico esta honraria aos meus queridos alunos, professores e servidores da URCA Iguatu com quem tenho o privilégio de conviver e trabalhar nesses anos todos. Agradeço a aprovação do vereador Marconi de Matos Filho e a aprovação unânime dos vereadores da minha querida Iguatu, em um gesto de reconhecimento que nem sei se mereço. Compartilho esta alegria com Patrício, Lima Júnior e também Otonite e Plácido que me deram a oportunidade de servir pelo engrandecimento do Ensino Superior da minha cidade e região. Muito obrigado!”.
Quem foi Edson Gouveia

Edson Luiz Cavalcante de Gouvêa, nasceu em Fortaleza, dia 30 de julho de 1930, dedicou sua vida aos estudos e a educação, concluiu o Curso de Ciências e Letras. Formou em Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará no ano de 1958, veio para Iguatu a convite de Dr. Manoel Carlos de Gouvêa, então prefeito municipal de Iguatu e do Dr. Hugo de Gouvêa Soares, onde compôs a gestão na prefeitura municipal de Iguatu. Ministrou aulas no colégio São José (latim, francês e inglês). Foi professor da Escola Técnica de Comércio durante 10 anos. No Colégio Diocesano, ocupou cadeiras de OSPB e Moral e Cívica, ensinou no Colégio Adahil Barreto. Ao inaugurar o Colégio Governador Adauto Bezerra foi professor daquele educandário escolar por mais de nove anos. Lecionou também na Escola de Economia Doméstica de Iguatu, (hoje Escola Agrotécnica Federal de Iguatu). Juntamente com Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago (bispo diocesano de Iguatu; hoje bispo emérito) e uma plêiade de educadores criou a Fundação Universitária Centro-Sul que se transformou na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu e lecionou Estudos de Problemas Brasileiros e ainda ministrou por vários anos a disciplina de Sociologia Educacional. Em 05 de novembro de 1959, foi fundado pelo Dr. Manoel Carlos de Gouvêa e Dr. Hugo de Gouvêa Soares, o Centro Educacional Cenecista Ruy Barbosa, onde o Dr. Edson ocupou o cargo de diretor, dirigindo a mocidade aos apogeus dos seus ideais. Com uma equipe que sempre soube reconhecer o valor que tem o magistério no progresso de uma Região e alunos, qualificados no ensino, construiu o seu ideal para Iguatu. A sua maior realização foi ver e sentir o progresso de seus alunos para edificação da prosperidade de Iguatu e da Região.

EM ALTA

Sair da versão mobile