Tecnologia

Dicas para contratar serviços de nuvem

[caption id="attachment_5097" align="alignleft" width="660"]Foto: Divulgação[/caption]Estudo do Gartner revela que 80% dos CIOs que contratam serviços de nuvem continuarão a se sentir inseguros em relação aos termos encontrados nos contratos até 2015.

Published

on

Foto: Divulgação

Estudo do Gartner revela que 80% dos CIOs que contratam serviços de nuvem continuarão a se sentir inseguros em relação aos termos encontrados nos contratos até 2015.

Os acordos na contratação de software como serviço (SaaS), que trazem informações sobre confidencialidade, integridade e recuperação de dados, não são transparentes o suficiente, afirma o estudo.

A sugestão do Gartner, portanto, é garantir uma auditoria anual de segurança e uma certificação de um terceiro, com a opção de cancelar o acordo em caso de brecha de segurança ou falha no provedor. Além disso, a consultoria recomenda solicitar ao provedor de serviço alguns resultados de instrumentos de avaliação.

“Qualquer que seja o termo utilizado nos contratos, os profissionais esperam que seus dados sejam protegidos de ataques ou restauráveis em caso de incidentes. Eles também devem exigir dos provedores a obrigação contratual para atingir essas expectativas”, aponta Alexa Bona, vice-presidente de análise do Gartner.

A falta de reparação financeira por perdas também representa um risco na hora da contratação.  Outra sugestão oferecida pela analista é negociar entre 24 a 36 meses de limites, além de adicionais responsabilidades.
Fonte: Olhar Digital

EM ALTA

Sair da versão mobile