Regional

Dia da Consciência Negra é lembrada em Acopiara

Published

on

A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria da Educação, realizou pela primeira vez na história o Dia da Consciência Negra. Vários representantes da pasta participaram do encontro. O objetivo da ação foi ressaltar as dificuldades encontradas pelos afrodescendentes, bem como abrir espaços para reflexões sobre o tema.

O evento ocorreu em dois dias, quinta-feira (19) no auditório do Liceu com apresentações de vídeos produzidos pelos alunos das escolas João Moreira Barros, Padre João Antonio e Alfredo Nunes de Melo. As exibições foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por Lindomar Rodrigues, Sônia Taveira e Helinho Gomes. O vídeo premiado foi produzido pela escola João Moreira Barros, pertencente a rede municipal de ensino.

Sexta-feira (20) no Clube Social, alunos de 10 escolas participaram de várias atividades que foram avaliadas pela mesa julgadora composta por Elvira Fernandes Herbster, Idalmir Pinho e Ane Charmeny. O júri apreciou as modalidades de dança, teatro, recital, fantoche, desfile da beleza étnica, vestimentas, pintura, curiosidade e escultura.

Cada apresentação retratou fielmente que, ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por muito sofrimento, sendo escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos e tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas.

Os vídeos e as modalidades expostos e produzidos pelas escolas, também enfatizaram algumas leis que foram criadas para defender os direitos dos negros, dentre elas, a Lei do Ventre Livre que foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. A Lei dos Sexagenários em 1885, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade e a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, dando liberdade definitiva aos escravos.

De acordo com os formadores Ildéryca Seny, Mikaele Gaspar e Lendl Bezerra, organizadores do evento, o Dia da Consciência Negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Eles salientaram também que a data serve para homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.

Na oportunidade, as escolas e alunos foram agraciados com troféus e medalhas pela participação.

EM ALTA

Sair da versão mobile