Colunas

Dia-a-dia com Maria: A dilemática escolha de um sapato novo e o ato de votar

Published

on

Por Maria Lopes*

Interessante é como se costuma fazer a escolha de um sapato numa loja. O (a) cliente costuma calçá-lo, experimentá-lo com pelo menos dois passos, sente se não o (a) machuca, se é confortável, verifica a estrutura, o acabamento, a potencial resistência, compara a marca com outras, tenta lembrar se de algum similar daquela escolha, se já lhe foi danosa, se é aprovado pela companhia que costumar ter quando vai até a loja, enfim, cumpre um ritual que só vendo para acreditar.

Quando vai escolher o político para votar, a coisa é diferente, não há critério, geralmente, é porque outro (s) possivelmente não atendeu um interesse pessoal que o(a) motivou a votar, ou pelo marketing que seduz o votante.

Pode até se tratar do pior caráter: mentiroso (a), falsário (a), desviador (a) de verba pública, com vários processos no lombo, cheio (a) de falcatruas, com histórico de inequívoca falta de ética, arrogante, vingativo (a) ou preguiçoso (a), relapso (a), uma porcaria, mas nem por isso deixa de ser o alvo das amarrações. E as gentes votam, e elegem!

Nisso, um período significativo que corresponde ao Mandato (poder), seja em que esfera for, fica o eleitor/comprador de sapato, sob o jugo de um (a) sujeito (a) salafrário (a), sem méritos e que representa apenas riscos para a sociedade, sofrendo os reflexos de sua inconsequência.

Quando as falhas se detectam, queixa-se o povo da improbidade do político e esquece de que existe um tempo para se fazer uma análise criteriosa do (a) camarada.

A sugestão mais adequada é que sejam postos na vitrine da campanha os exemplares e se tenha o devido cuidado ao escolhê-los.

Lembrando, por fim, que sapato dá menos prejuízo que político safado, mas que o sapato escolhido deve ser bom o suficiente para chutar para sempre o traseiro dos que não fazem jus à confiança que a si se lhes dispensa nas eleições.

*Mariazinha é advogada e servidora do IFCE Campus Iguatu

EM ALTA

Sair da versão mobile