Dia-a-Dia com Maria

Dia-a-Dia com Maria: Baile de Agosto

Festa para nenhum colecionador de datas veneráveis botar defeito, vamos nos permitir no Clube de Regatas Vasco da Gama-RJ, criado em agosto de 1898 e, em grande passarela aplaudirmos os aniversariantes memoráveis

Published

on

Festa para nenhum colecionador de datas veneráveis botar defeito, vamos nos permitir no Clube de Regatas Vasco da Gama-RJ, criado em agosto de 1898 e, em grande passarela aplaudirmos os aniversariantes memoráveis

, a começar por ele que está sentando com seu inseparável violão, olhar fixo e lento, o iguatuense Evaldo Gouveia que aniversariou no último dia 8 de agosto. Exatamente, aniversariou, e dá início à festa para homenagear os demais cantando, música de sua lavra, “Que queres tu de mim?”, Evaldo, nosso conterrâneo que aos seis anos já cantava em alguns locais de Iguatu-CE e aos onze, mudou-se para Fortaleza para estudar. Era feirante e não dispensava o violão nas horas de folga. Seu primeiro grande sucesso foi “Deixe que Ela Se Vá”, na voz de Nelson Gonçalves. 

Como a festa tem espaço para muitos, sentando ao lado de Antônio Carvalho Barbosa Ramos- o ator Tony Ramos, nascido em Arapongas-PR e que aniversariará no dia 25 de agosto, está Jorge Leal Amado de Faria, Jorge Amado, escritor nascido em 10 de agosto de 1912, em Itabuna-BA e que integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX – ideologia presente em várias obras, como a retratação dos moradores do trapiche baiano em Capitães da Areia, de 1937. Fez Jorge, predominantemente, o romance ficcional e muitos outros, batendo recordes em vendas. 

Para compor a passarela, aniversariante do dia 16 de agosto, está presente Milôr Fernandes, escritor, chargista e jornalista carioca que, com seu senso de humor maravilhoso escreveu: 

“Uma pequena Poesia Matemática”

Às folhas tantas 

do livro matemático

um Quociente apaixonou-se

um dia 

doidamente

por uma Incógnita.

 

Somos livros matemáticos, repletos de problemas, soluções, métodos de resolução, possibilidades e de resultados que convergem para o sentido da lógica. E quantas vezes esse poema não se repete nas vidas? Quantas não são as incógnitas pelas quais nos deixamos furtar? Na política, nas ilusões das paixões, nas crenças. Mundo esse, nosso, repleto de “quocientes e de incógnitas”.

Mas, como o embalo continua, saudemos a moça que entra rebolando as cadeiras e enchendo a atmosfera do clube com sua voz estridente, nada menos que Elba Maria Nunes Ramalho, nascida em Conceição do Piancó-PB e que aniversaria no dia 17 de agosto. Seguindo-a, entra sorrindo meio de ladinho, com seu olhar que graceja feito os lábios, e desdenha de modo doce, Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, nascido em Santo Amaro-BA, aniversariante de 7 de agosto, cantando  “Sampa”, mostrando sua capacidade de ser baiano, cantar o contexto paulista numa de suas avenidas mais famosas, adentrar soberano o Clube do “Vasco” e mesmo assim continuar  apaixonado torcedor do Fluminense.

Encerrando a lista que prossegue, na festa dos eternos, estando ou não neste plano terreno de vida, chega o amigo de poetas como Álvares de Azevedo e de Aureliano Lessa, o romancista regionalista, Bernardo Joaquim da Silva Guimarães, que aniversaria no dia 15 de agosto, autor de “A Escrava Isaura”.

Mineiro de Ouro Preto, formado em Direito na Faculdade de Direito de São Paulo, e com os poetas amigos supracitados e outros estudantes fundaram a Sociedade Epicureia. Um homem além do seu tempo, tanto é que boa parte de sua obra poética era considerada pornográfica, e se perdeu. 

Mas a festa os reencontra e quem é da arte será recriado, reinventado e aniversaria a cada momento em que suas músicas, letras de poemas, livros, sua re-elaboração de mundo se ergue. Parabéns! 

 

Fontes acessórias:

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardo_Guimar%C3%A3es

 

*Mariazinha é advogada e escritora

 

EM ALTA

Sair da versão mobile