Ceará

Detran Ceará tem demora e falta de vagas para motoristas agendarem vistorias nos veículos

Published

on

No Ceará, proprietários de veículos sofrem com a falta de vagas para marcar vistorias no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). O procedimento, necessário para transferir a titularidade de automóveis, é realizado somente de forma presencial, mediante um agendamento prévio. Porém, o serviço está sem vagas pelo menos até o próximo dia 23 de setembro em todas as unidades.

O G1 simulou marcação no site do Detran. Nos três postos de Fortaleza, o sistema aparecia a mensagem “vagas indisponíveis”. (veja na imagem abaixo)

O Detran informou que as vagas são atualizadas no sistema a cada 10 dias e que “não há carência de vagas”. O órgão aponta que registrou uma alta procura pelo atendimento devido ao elevado número de pedidos durante a quarentena.

A situação acontece com o gerente de informática Messias César desde agosto. Messias vendeu um veículo, mas o carro permanece em seu nome já que, por conta da demora, o comprador não consegue fazer a transferência.

“Eu quero transferir o carro logo pra evitar qualquer problema. Fiz o DUT eletrônico e o comprador não consegue agendar essa vistoria para transferir o carro. Espero que o prazo seja adiado, por que não tem agendamento, não tem vaga”, explica o gerente. O Documento Único de Transferência (DUT) é necessário para a mudança de titularidade.

Val Nogueira, vendedora, passa pelo mesmo problema. Ela comprou uma moto há 15 dias, mas não consegue agendar a vistoria para transferir o veículo para seu nome. “Fui no Detran da Messejana, estava lotado de gente procurando isso e disseram que precisa agendar tudo pelo site. Só que eu tento há mais de duas semana e só aparece ‘vagas indisponíveis’. O medo é vencer o prazo do DUT eletrônico de 30 dias e dar problema na hora de transferir”, preocupa-se.

Como ficam os novos prazos?

O Detran afirmou que aumentou o horário de atendimento e agora também realiza vistorias aos sábados, em algumas unidades.

Sobre os serviços, o Detran comunicou que houve mudança nos prazos para os principais serviços. Confira abaixo os novos prazos:

DUT: ficou interrompido, por tempo indeterminado, o prazo para o proprietário realizar a expedição de Certificado de Registro de Veiculo (CRV, também conhecido como DUT).
CNH: a validade da carteira de habilitação ou Permissão para Dirigir (PPD), vencidas desde 19 de fevereiro de 2020, foi prorrogada por tempo indeterminado.
Processo de habilitação: o prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativo no órgão foi ampliado para 18 meses, inclusive para os processos administrativos em andamento.
Multas: foram interrompidos, por tempo indeterminado, os prazos para defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual e recursos para suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação, bem como o prazo para identificação do condutor infrator, válido também para os processos administrativos já iniciados.
Veículos novos: prazo para registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados, foi interrompido por tempo indeterminado.

Atendimento Presencial

Os depósitos de apreensão de veículos localizados em Fortaleza e no interior seguem funcionando para liberação de veículos.

Na sede do Detran-CE, no Bairro Maraponga, também há o atendimento presencial (agendado) de despachantes de veículos novos e concessionarias para realização do processo de primeiro emplacamento. Também foi iniciado o modelo de vistoria remota para atender aos despachantes de veículos usados, conforme o órgão.

Fonte: G1 CE

EM ALTA

Sair da versão mobile