Noticias
Desenvolvimento de Iguatu em pauta no Mais Debates
O mais debates do último sábado, 19, teve como pauta principal o desenvolvimento de Iguatu, com a participação de Valdeci Ferreira, ex-secretário de agricultura do município e ex-prefeito e Eleudson Queiroz, que foi coordenador do plano de desenvolvimento para a cidade criado entre 2002 e 2004. O programa contou também com a participação de Dauysio Silva, representante do movimento Faça Parte, uma inciativa que busca incentivar as pessoas a serem mais participativas na sociedade e na política.
O programa esteve no comando do coordenador de jornalismo da MaisFM Educativa, Jan Messias e de também de Rikáryo Mourão, que mediaram as entrevistas.
Grupo para o desenvolvimento
Valdeci Ferreira falou sobre o projeto que tem tentado dar visibilidade, que, segundo ele, é uma união de forças para o desenvolvimento, sem bandeira partidária, mas com o apoio de instituições locais, como Rotary, CDL, Sindilojas e outras associações. A idéia é formar um grupo com representantes de cada uma dessas instituições para debater e planejar obras e ações que venham a fomentar o desenvolvimento da nossa cidade, que tem sido deixada para trás por cidades menores por não ter apresentado desenvolvimento significativo, com a atração de empresas, geração de empregos e desenvolvimento do agronegócio. Valdeci lembrou que o grupo pretende ter um caráter propositivo, auxiliando a gestão nas decisões para melhorar a cidade. Na última terça-feira, 15, Valdeci Ferreira levou a apresentação do seu projeto à Câmara dos Vereadores de Iguatu, onde estiveram presentes muitos empresários e representantes de instituições da cidade. A ocasião foi marcada pelo abandono da bancada de situação, que deixou a casa após discussão entre os parlamentares.
O primeiro plano
Sobre os planos de desenvolvimento, Iguatu já contou com a construção de um plano sólido de desenvolvimento, pensado para alavancar o potencial da cidade, que entrou em franca decadência após o fim da cultura do algodão. Eleudson Queiroz foi coordenador do plano de desenvolvimento construido pelo grupo formado entre 2002 e 2004. O fruto desse trabalho é um livro onde são expostos os potenciais da cidade em diversas áreas e os planos apra desenvolver. Infelizmente, como foi debatido no programa, as gestões ignoraram o material, que tinha caráter propositivo. Na época o planejamento chegou a ser citado em teses de doutorado sobre seu potencial. Outras cidades, instigadas pelo projeto, também fizeram seus planos de desenvolvimento e hoje já colhem os frutos, como é o caso de Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Sobral.
Continuação
O debate do último sábado terá continuidade no próximo, dia 26, com a presença novamente de Eleudson, Valdeci e outros empresários, tratando sobre o desenvolvimento da cidade, perspectivas e possibilidades para o futuro.
O Mais Debates acontece aos sábados, das 11:30 às 12:30, na Rádio MaisFM Educativa, 106,1MHz.
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice


