Brasil
Desastre da Braskem afeta pescadores
A Lagoa Mundaú, em Maceió, é um importante ecossistema e fonte de renda para centenas de pescadores que vivem da captura de peixes e mariscos. Porém, a lagoa está ameaçada pelo risco de desabamento de uma mina de sal-gema explorada pela Braskem, que já causou afundamentos em outras áreas da cidade.
Por causa desse perigo, a Capitania dos Portos proibiu o tráfego de embarcações em grande parte da lagoa, impedindo que os pescadores realizem seu trabalho. Essa medida, que é inédita desde o início da crise em 2018, gerou desespero e revolta entre os trabalhadores, que já sofriam com o assoreamento e a poluição da lagoa.
Os pescadores relatam que a produção de pescado vem diminuindo nos últimos 10 anos e que agora estão tendo que ir para locais mais distantes para pescar. Eles reclamam que as cestas básicas que receberam não são suficientes para garantir sua sobrevivência e que querem mais responsabilidade das autoridades.
Além da perda econômica, os pescadores também temem pela sua segurança, pois moram ao redor da lagoa e podem ser atingidos por um eventual desabamento da mina. Eles pedem a realocação dos Flexais, comunidades no bairro de Bebedouro, e o pagamento de um auxílio ou seguro defeso que compense sua situação.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

