Ceará

Deputada Mirian alerta sobre aumento da mortalidade materna no Ceará

[caption id="attachment_1302" align="alignleft" width="600"]A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.[/caption]A deputada Mirian Sobreira (PSB) abriu os trabalhos da sessão plenária desta terça-feira (05/03), alertando para a situação da mortalidade materna no Ceará. Segundo ela, em média 10 mulheres morrem por mês durante o parto. “É inadmissível que, em pleno século XXI, com todo o investimento que há em pesquisa e tecnologia, ainda termos que encarar estatísticas como essa”, disse.

Published

on

A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.

A deputada Mirian Sobreira (PSB) abriu os trabalhos da sessão plenária desta terça-feira (05/03), alertando para a situação da mortalidade materna no Ceará. Segundo ela, em média 10 mulheres morrem por mês durante o parto. “É inadmissível que, em pleno século XXI, com todo o investimento que há em pesquisa e tecnologia, ainda termos que encarar estatísticas como essa”, disse.

A parlamentar informou que, apenas no Ceará, entre 1998 e 2012, 1.751 mulheres morreram durante o parto. “Houve uma redução em nível estadual, entre 2005 e 2011, mas no ano passado o número de óbitos voltou a preocupar, pois em 2012, 114 mulheres morreram devido a complicações no parto, a maioria em Fortaleza”, explicou.

De acordo com Mirian, nos últimos anos foram lançados o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, o Pacto Cearense pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, a Rede Cegonha e entre outros programas. “Apesar de todos esses programas e investimentos a meta está longe de ser atingida”, ressalta.

Conforme avaliou, “principalmente no Ceará, falta estrutura, fiscalização e qualificação das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF)”, informa.

Para Mirian, o serviço público precisa garantir assistência às mulheres por meio de programas, além de incentivá-las a buscar esse tipo de ajuda. “A mulher precisa de exames preventivos e atendimento de qualidade. São muitos os casos de doenças que se agravam durante a gravidez, sem que a paciente tenha conhecimento do que se passa”, observou.

Ela destacou o Dia Internacional da Mulher, que se aproxima, e ressaltou “a necessidade de que o público feminino, principalmente o que vive nas cidades do interior do Estado, tenha as garantias a que tem direito”.

Saiba mais

Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal tem por objetivo articular os atores sociais, historicamente mobilizados em torno da melhoria da qualidade de vida de mulheres e crianças, na luta contra os elevados índices de mortalidade materna e neonatal no Brasil.

O Pacto Cearense pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal tem a finalidade de garantir o recolhimento das mulheres e recém-nascidos nos serviços de saúde, oferecer atenção humanizada às mulheres em situação de abortamento e atendimento do aborto previsto em lei; ampliar as ações de planejamento familiar e aprimorar os serviços que atendem à mulher e ao recém-nascido na primeira semana após o parto.

A Rede Cegonha é um programa que visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. Ela terá atuação integrada às demais iniciativas do SUS para a saúde da mulher.

Com informações da Agência de Notícias da AL

EM ALTA

Sair da versão mobile