Brasil

DENGUE: MEC lança aplicativo para combater mosquito transmissor

Published

on

O Ministério da Educação desenvolveu um aplicativo para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ferramenta, chamada “Mosquito Não”, foi criada para os alunos, professores e para a sociedade civil em geral entenderem a importância de se eliminar os focos do mosquito. Trata-se de um jogo que exige do usuário o cumprimento de três tarefas, como explica a Diretora de Currículos e Educação Integral do MEC, Teresa Pontual.

“No momento, a gente tem três tipos de foco: o vasinho de planta, onde, para eliminar, você tem que colocar terra no pratinho; os pneus, que, para eliminar, você tem que trazer todos os pneus para o repositório; e a garrafa de água, que, para eliminar você tem que esvaziar a garrafa, esvaziar a tampinha, não deixar nenhuma água parada, exposta”.

O aplicativo permite fazer gincanas com pontuação de uma forma lúdica e divertida, misturando brincadeira com aprendizado. Segundo a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Ivana de Siqueira, o fato de o jogo ser virtual vai colaborar bastante no processo educacional dos usuários.

“Como a gente sabe, a tecnologia cria um processo colaborativo para prevenção, para um trabalho deste no âmbito da educação”.

O jogo está disponível tanto na plataforma Android, na loja Google Play, quanto na plataforma IOS, na loja da Apple. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.

EM ALTA

Sair da versão mobile