Saúde

Dance Mais: Dance Zouk

Zouk é uma dança praticada no Caribe, mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco.

Published

on

Zouk é uma dança praticada no Caribe, mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco.

O Zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo). Para entender o Zouk é preciso saber diferenciar a dança da música.

O Zouk enquanto movimento musical nasceu nas ilhas caribenhas de colonização francesa, e é um termo da língua creole (mistura do francês com línguas africanas) que significa “Festa”. O Zouk como Dança, em seus lugares de origem, é dançado de uma forma que não é a mesma praticada por aqui. No Brasil aproveitamos esse novo estilo musical para por em prática nossa velha conhecida lambada (sim, o Zouk seria a evolução da Lambada – a Dança Proibida) que, como música, entrou em decadência há alguns anos, porém nunca morreu como estilo de dança.  A lambada era muito rápida e frenética, praticamente impossibilitando muitos dos passos que existem hoje; o Zouk é dançado como se dançava lambada, só que de forma mais lenta e sensual, mas os passos e movimentos são basicamente os mesmos. É claro que como qualquer dança, os passos estão em constante evolução, sofrendo influências de outros ritmos, o que traz algumas diferenças entre a lambada-zouk de hoje e a lambada de antes, além do que o andamento mais lento do zouk proporciona outras modificações e novos movimentos.

A dança zouk tem hoje vários estilos entre eles o Tradicional, o Zouk Flow, o Soulzouk, o Neozouk e o Revolution. O Zouk pode ser dançado com diversos ritmos musicais: Kizomba, Cabolove, Hip hop, R&B Contemporâneo, Reggaeton, Dancehall e Raggajam, entre outros.

O número de apaixonados pelo Zouk vem crescendo num ritmo cada vez mais rápido, por ser um ritmo de pura sensualidade, sensibilidade, romantismo e expressão. Fica difícil não se encantar por tão bela dança. Experimente provar da magia do Zouk, e compreenderás porque esse ritmo tão envolvente conquista cada vez mais adeptos pelo mundo inteiro. 

*Diassis é dançarino e coreógrafo

 

EM ALTA

Sair da versão mobile