Iguatu

Curso de Economia de Iguatu faz evento em homenagem a Martin Luther King

Published

on

O Curso de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Iguatu, realizou no último dia 4, evento em homenagem a Martin Luther King. A Professora Jaquelini de Souza, organizadora, proferiu uma palestra sobre a vida, obra e legado do homenageado. A professora enfatizou que “Lembrar a vida e obra de Luther King neste dia, onde o mundo o homenageia devido aos 50 anos de seu assassinato é de extrema importância para pensarmos sobre os riscos que a democracia corre em períodos de extrema intolerância no Brasil”, disse ela.

A professora ressaltou também a importância dos alunos se estimularem a estudar e conhecer a fundo sobre figuras públicas e filosofias políticas em tempos onde youtubers sem formação acadêmica e memes de facebook acabam sendo os maiores formadores de opinião, ao invés de intelectuais. “Conhecer os preceitos filosóficos e políticos do Rev. King para compreender como ele pensava e agia é um excelente exercício para que os alunos percebam filosofias políticas postas em práticas.”

A docente mais uma vez enfatizou: “King usou como método a desobediência civil e a não-violência de Gandhi, Como referencial teórico tinha em mente as obras do teólogo luterano e um dos líderes da resistência alemã contra o governo nazista Dietrich Bonhoeffer, que pregava a urgência de uma teologia pública que resumia como o ‘estar aí para os outros’. Não podemos nunca esquecer que King era um pastor e que a teologia falava mais alto, afinal acreditava que todos os homens foram criados iguais por Deus, este era o fundamento de sua luta filosófico de sua luta”, explica.

Esteve presente no evento o também professor do Curso de Economia, Tiodosio Amorim. Ele ensejou que “eventos como este não são apenas importante para complementar a formação acadêmica dos alunos, mas de fazer cumprir o papel da Universidade, que é o debate de ideias e a discussão de assuntos considerados difíceis, tabus ou desconfortáveis para a sociedade em ambiente de liberdade e respeito às opiniões contrárias, além de nos melhorar como seres humanos.” Ao final da palestra simbolicamente para homenagear o legado de Martin Luther King os presentes ficaram de pé e o saudaram com uma salva de palmas.

EM ALTA

Sair da versão mobile