A Secretaria da Educação por meio do Núcleo da Educação Especial Inclusiva (NEEI), mantém a tradição, iniciada em 2005, ofertando à população iguatuense e cidades circunvizinhas o Curso Básico da Libras. Parte integrante das ações do NEEI, o Curso Básico da Libras é ofertado de forma gratuita e ministrado na EEF Maria Pacífico Guedes por instrutores surdos distribuídos, com carga horária e certificação de 180 horas presenciais. Nestes 10 anos formou mais de mil profissionais.

 

Em 2015 foram formadas as três primeiras turmas com um total de 100 participantes. A aula inaugural aconteceu na última sexta-feira (10) no pátio da Escola Maria Pacífico Guedes e contou com a presença da Secretária da Educação Diana Mendonça, da Assessora Pedagógica Maria das Dores, da Chefe do Núcleo da Educação Especial Inclusiva Zulene Venâncio, da Coordenadora do curso Telma Mota e dos Instrutores Caio Marcelos e Dêvane Moreno.

“É imprescindível que os responsáveis pelo ensino do surdo estabeleçam uma pedagogia onde educadores e familiares sejam operantes competentes e responsáveis pela contribuição de um ensino de qualidade ao surdo. Assim estará garantida a sua inclusão social.” Afirmou Diana Mendonça, Secretária da Educação.

“O objetivo do curso é capacitar profissionais da educação, saúde, familiares e a comunidade em geral, proporcionando aos cursistas o aprendizado e contato com a Libras, visando a eliminação de barreiras, disseminação da importância dessa segunda língua, bem como favorecer a inclusão educacional e social.”, informou Nilça Queiroz Psicopedagoga.

Informação adicional: a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS é a língua natural dos surdos brasileiros e é reconhecida no Brasil pela Lei 10.436/2002 e pelo Decreto-lei 5.626/2005. Outras informações: 3581 6002.

Fonte: Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Iguatu