Tecnologia
Cuidado: vídeos falsos no Facebook infectam computadores
A ESET, empresa de segurança online, enviou um alerta comentando que identificou mais de 10 mil ameaças em uma campanha maliciosa de vídeos falsos dentro do Facebook. A campanha também se propaga por meio de perfis falsos e infectam o computador de usuários.
O golpe acontece da seguinte maneira: você recebe uma mensagem de um contato no Facebook Messenger (na caixa de mensagens). Nela, estão postagens com nomes como “Meu primeiro vídeo”, “Meu vídeo”, “Vídeo privado” etc. Caracteres gerados aleatoriamente, simulando mensagens em textos de amigos, também são mostrados.
No momento em que você abre a mensagem, há um link para ser clicado. Assim que você clica neste link, acaba sendo redirecionado para um site falso do YouTube. Por lá, uma solicitação de instalação (no caso, uma extensão) para assistir ao vídeo vai aparecer. Na verdade, é um plugin malicioso com malware que vai se espalhar com o mesmo processo para os seus amigos no Facebook.
Onde acontece?
Já foram registradas ameaças no Brasil, então todo cuidado é pouco. Além disso, veja a lista de países em também andam sofrendo com este malware:
Venezuela, Peru, Equador, Argentina, México, Chile, Uruguai, Guatemala, Bolívia, Panamá, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia, Rússia, Eslováquia, República Checa, Alemanha, Suíça, Polônia, Índia, Singapura, Noruega, Grécia, Hungria, Filipinas, Turquia, Israel e Tailândia.
O nome dessa ameaça, segundo a ESET, é JS/Kilim.SO e JS/Kilim.RG. “Campanhas maliciosas no Facebook tendem a atingir um número massivo de usuários e obter altas taxas de êxito. Apesar do ataque ser focado apenas no Google Chrome, nada impede que a campanha maliciosa se estenda aos usuários de outros navegadores no futuro”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil.
Malwares têm o intuito de causar danos no computador, podendo afetar o desempenho e até o roubo de informações.
Aconteceu comigo. E agora?
De acordo com a ESET, se você caiu neste golpe, são necessários dois passos:
Remova a extensão “Make a GIF” do Chrome: digite “chrome: // extensions /” na barra de link. Outra maneira de chegar lá é clicando nos três riscos no canto direito superior do navegador, escolhendo “Configurações”, “Extensões” e clicar no símbolo de lixo ao lado da extensão.
Use antivírus: se você caiu em um golpe assim, você provavelmente precisa de um software antivírus. Clique aqui para conhecer alguns. Contudo, saiba que é muito importante não sair clicando em qualquer link na internet — fique sempre atento.
Fonte: TECMUNDO
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

