Saúde
Crianças e adolescentes de Catarina recebem vacina contra HPV

A Secretaria de Saúde do Município de Catarina iniciou nesta segunda-feira (10/03), a vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), que passa a integrar o calendário de vacinação do Ministério da Saúde. O objetivo da ação é imunizar meninas com idade entre 11 e 13 anos. A vacina está disponível nos Postos de Saúde da Família (PSF), sede e zona rural.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a meta é a redução da incidência do câncer de colo de útero no país. A vacina é aplicada em três doses, sendo a segunda seis meses após a primeira dose e a terceira cinco anos depois.
Não há contra indicação, a única recomendação é de que a jovem não esteja em período gestacional. Para receber a vacina, que estará disponível nos PSFs do município de Catarina, é necessário que a adolescente leve um documento de identificação.
CÂNCER:
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de colo do útero é a segunda principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são os responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo mundo.
A vacina contra HPV é segura e os efeitos colaterais após a vacinação são leves, como dor e vermelhidão no local da injeção e febre baixa.