Brasil

Crédito livre tem queda de juros pelo terceiro mês seguido, aponta BC

Published

on

O Banco Central (BC) divulgou nesta quarta-feira (27) que a taxa média de juros das concessões de crédito livre caiu pelo terceiro mês consecutivo em agosto, chegando a 43,5% ao ano. Essa taxa é 0,3 ponto percentual (pp) menor que a de julho, mas 3 pp maior que a de agosto do ano passado.

Para as empresas, a taxa média do crédito livre foi de 22,6% ao ano em agosto, com redução de 0,4 pp no mês e de 0,1 pp em 12 meses. O BC atribuiu o recuo aos cortes de juros nas principais modalidades de crédito para o setor produtivo.

Para as famílias, a taxa média do crédito livre ficou em 57,7% ao ano em agosto, com queda de 0,6 pp no mês e aumento de 3,7 pp em 12 meses. Segundo o BC, a diminuição da taxa foi influenciada tanto pela mudança na composição da carteira de crédito quanto pela redução dos juros nas modalidades de crédito consignado para beneficiários do INSS, crédito pessoal para servidores públicos e crédito pessoal não consignado vinculado à renegociação de dívidas.

O BC também informou que a taxa média do crédito direcionado – aquele com regras definidas pelo governo – ficou em 11,3% ao ano em agosto, com queda de 0,3 pp no mês e alta de 0,9 pp em 12 meses. Para as pessoas físicas, a taxa foi de 11,5% ao ano, com redução de 0,5 pp no mês e aumento de 0,7 pp em 12 meses. Para as empresas, a taxa foi de 10,7% ao ano, com alta de 0,4 pp no mês e de 1,6 pp em 12 meses.

EM ALTA

Sair da versão mobile