Iguatu

CREDE 16 realiza a etapa regional do Ceará científico 2022

Published

on

 

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 16/Iguatu, por meio da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CEDEA realizou nesta quarta-feira, 23, as apresentações da categoria Artístico – Cultural e a solenidade de premiação do Ceará CIENTÍFICO 2022  –  Etapa Regional. O momento ocorreu no campus multinstitucional Humberto Teixeira.

O Ceará Científico é uma política da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) em parceria com a Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC),  o  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que propõe a culminância em sua etapa Estadual, de todos os projetos científicos e artístico – culturais trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar as produções de conhecimentos nas diversas áreas do saber. Essa ação faz parte do Programa Ceará Educa Mais, desenvolvido pelo Governo do Estado, com o objetivo de elevar o desempenho acadêmico e aprimorar as competências socioemocionais dos estudantes para proporcionar a melhoria da aprendizagem na rede pública estadual de ensino.

Os projetos Classificados nas primeiras colocações representarão a CREDE 16 na Etapa Estadual que acontecerá no Shopping Riomar no período de 7 a 9 de dezembro de 2022.

O projeto faz parte da política educacional de popularização das ciências, da cultura e da tecnologia do Governo do Estado do Ceará. Essas ações pedagógicas objetivam a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo.

O Ceará Científico tem como objetivos:

– Estimular a investigação e a busca do desenvolvimento de competências e de habilidades de forma sistemática e integrada com toda a comunidade escolar, sob orientação de seus professores, por meio da vivência do protagonismo estudantil.

– Estabelecer relações dinâmicas entre problemáticas teóricas, éticas, políticas, sociais, culturais, econômicas e socioambientais, de caráter local, regional, nacional e global.

– Incentivar a construção de projetos de pesquisa que promovam a integração entre os diversos componentes curriculares, a partir do tema abordado, valorizando a interdisciplinaridade e/ou a transdisciplinaridade e os eixos estruturantes dos itinerários formativos, bem como fortalecer a interface do conhecimento científico, filosófico e artístico-cultural com o cotidiano escolar de forma contínua e integrada.

– Estimular parcerias entre instituições acadêmicas e/ou educacionais com os estabelecimentos de ensino públicos, estaduais e/ou municipais cearenses, visando o apoio científico, tecnológico e pedagógico, no desenvolvimento dos projetos de pesquisa.

– Promover o intercâmbio científico e artístico-cultural, incentivando a construção e o desenvolvimento de pesquisas, popularizando a arte, a cultura, a filosofia, as ciências e as tecnologias, de modo a oportunizar a participação de estudantes e professores em eventos dessa natureza, nos âmbitos regional, estadual, nacional e internacional.

 

 

EM ALTA

Sair da versão mobile