Connect with us

Ceará

Covid-19: vacina pode ter evitado 2ª onda em profissionais da saúde no Ceará

Publicado

on

Expostos diretamente ao Sars-Cov-2 — vírus causador da Covid-19 —, profissionais da saúde são intensamente expostos à pandemia. Nessa parcela da população, foram confirmados 18.380 casos no Ceará em 2020 e 5.460 em 2021 — uma redução de 70,2%. Enquanto os novos casos da infecção na população geral foram mais severos na segunda onda, a curva de registros entre trabalhadores da saúde se manteve praticamente na mesma média. Na análise de epidemiologistas e representantes das categorias, o que impediu uma segunda onda entre os profissionais da saúde foi a vacinação.

Esse público começou a ser contemplado logo no início da imunização contra a Covid-19. Profissionais da linha de frente compuseram o primeiro grupo prioritário, cuja vacinação foi iniciada em 18 de janeiro. No Estado, 255.309 profissionais foram imunizados com uma dose e 196.187 deles também receberam a segunda dose. Dados são do Vacinômetro, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizado no domingo, 20.

A diminuição nos registros diários é ainda mais representativa quando se considera que a curva de casos na população geral se desenha de forma exatamente oposta: subindo de 352.065 casos ano passado para 515.450 registros neste ano. Um aumento de 46, 4%. Ao todo, já foram registradas 23.840 confirmações em trabalhadores que atuam nos serviços de saúde no Estado. Eles são 2,7% dos casos registrados em toda a população cearense. As informações sobre casos e óbitos são do IntegraSUS, plataforma da Sesa, conforme atualização feita às 16h43min da segunda-feira, 21.

A virologista e epidemiologista Caroline Gurgel, professora do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirma que é possível perceber uma redução importante e que tende a continuar à medida que uma parcela maior da população for vacinada. “A gente tem a grande maioria da população que não recebeu nenhuma dose, outra parte recebeu uma dose e uma parcela mínima recebeu duas doses. Mesmo diante desse cenário, o que a gente tem de resultado já aponta que a vacina é excepcional”, avalia.

A pesquisadora cita o estudo de Serrana, que indica a necessidade de vacinar, no mínimo, 75% da população de um local para se registrar redução dos indicadores da população geral. “O que não temos ainda (no Ceará)”, lembra. O município do interior paulista vacinou 95% dos habitantes com mais de 18 anos. Os resultados foram 80% de redução de casos sintomáticos, 86% de redução em hospitalizações e 95% de queda em óbitos.

Ela frisa que, na segunda onda, a população foi exposta à variante “muito mais transmissível e com carga viral muito mais expressiva, o que culmina no aumento da transmissibilidade”. “Mesmo na segunda, com aumento muito maior de casos, conseguimos reduzir a expressão de profissionais da saúde, que já estavam vacinados. Isso mostra, de fato, que essa medida é muito eficiente”, relaciona a enfermeira.

José Xavier Neto, cientista-chefe da Saúde do Ceará e coordenador do Centro de Inteligência em Saúde do Ceará, detalha que a segunda onda não teve um pico tão alto como a primeira, mas acabou sendo mais demorada. Dessa forma, somou muito mais casos do que a anterior.

“O que se sugere é uma relação de causa e efeito que é plausível. Uma associação. Como a gente sabe que a vacina é eficiente e os profissionais de saúde foram vacinados antes, faz sentido concluir que foram protegidos pela vacinação”, diz o professor da UFC.

Com relação ao número de óbitos, a soma foi de 40 para 50 entre 2020 e 2021. Os professores destacam, contudo, que não houve diferença estatística relevante. A diferença “não constitui margem significativa de que houve uma diferença”, aponta o médico José Xavier Neto.

“Tem uma diferença entre uma variação matemática e uma variação, de fato, com significância estatística. A diferença (nos óbitos) foi puramente matemática”, corrobora a epidemiologista Caroline Gurgel. E acrescenta: “tem de ver o status vacinal e as comorbidades associadas a esses indivíduos, que entram como fatores de risco e que tem um peso muito grande na mortalidade”.

Mulheres, jovens, técnicas e auxiliares de enfermagem: perfil mais exposto

O número de casos entre profissionais da saúde é acentuadamente maior entre mulheres. Desde o início da pandemia, 17.278 trabalhadoras tiveram diagnóstico positivo para o vírus enquanto o número de registros entre homens foi de 6.562. Ou seja, a cada dez casos de Covid-19 entre pessoas que trabalham no sistema de saúde, sete são mulheres. Entre a população geral, a proporção de mulheres é de 55,2% das confirmações.

Quando se consideram as mortes pela doença nessa categoria, homens são maioria, com 61% dos óbitos. A proporção etária da saúde se assemelha aos registros da população geral. Adultos jovens, principalmente entre 30 e 39 anos, concentram maior parcela de casos com relação às outras faixas etárias.

A grande quantidade de mulheres infectadas está relacionada à profissão. Técnicos e auxiliares de enfermagem concentram 26,6% das confirmações, com 6.345 casos. Em seguida, enfermeiros, com 3.628 casos, o que representa 15,2% do total. Agentes comunitários de saúde (2.051), médicos (1.848) e agente de combate a endemias (910) completam as cinco profissões da área da saúde com mais casos.

De acordo com Marta Brandão, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado (Sindsaúde), a categoria da enfermagem é composta majoritariamente por mulheres. “Cerca de 85% da enfermagem, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares, são mulheres. Entre trabalhadores da saúde a proporção reduz mas também representa uma maioria significativa, 70%”, detalha.

Ela destaca que, além de serem funções com atuação mais próxima ao paciente, o rigor na cobrança por equipamentos de segurança adequados é menor em algumas categorias. “Alguns têm mais proteção porque os conselhos atuam na fiscalização para verificar se os equipamentos estão sendo distribuídos e utilizados de forma correta. Maqueiros, pessoas que trabalham no administrativo, agentes de saúde, por exemplo, não recebem os mesmos equipamentos de proteção que os outros profissionais recebem”, afirma.

Ela relata que, no pico de casos de 2020, agentes comunitários de saúde visitavam famílias usando máscaras de pano. “Não foram fornecidos equipamentos adequados. Ficaram mais expostos”, diz.

Técnicos e auxiliares de enfermagem também lideram o número de óbitos em decorrência da Covid-19, com 19 do total de 90 registros desde o início da pandemia. Uma taxa de 21,1%. Entre as categorias com maior número de vidas perdidas seguem os médicos (17), enfermeiros (10) e agentes de combate a endemias (7).

Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, destaca que a população vacinada teve uma proteção significativa à doença. “Temos de manter todos os cuidados, como uso de máscara e álcool em gel. Mas, se fosse escolher só um método isolado, a vacinação é o que tem o maior impacto”, avalia. A variação no número de profissionais da saúde infectados entre 2020 e 2021 apresentou mudança com redução “drástica” na avaliação dele.

Os médicos são a quarta categoria com maior número de casos e segunda com maior número de óbitos pela doença entre os profissionais que atuam nos serviços de saúde. “Todos estão expostos, mas o médico é responsável por vários procedimentos em vias aéreas, por exemplo. O paciente emite aerossóis que trazem vírus. As unidades têm vários profissionais e os médicos são menos numerosos nas equipes”, contextualiza.

Cotidiano de sobrecarga em 15 meses contra a pandemia

Neste ano, a rotina de trabalho aumentou, mas o número de colegas acometidos com a infecção foi menor. Orlanda Soares de Castro, 44, trabalha como enfermeira no posto de saúde Paulo de Melo Machado, em Fortaleza, e no Grupo Socorro e Urgência, em Canindé. “Perdemos muitos profissionais, colegas. Reduziu mas ainda temos casos”, preocupa-se. Mesmo vacinada, ela se mantém em alerta. Em mais de um ano em trabalho contínuo no enfrentamento, ela não foi infectada.

Apesar da menor taxa de casos entre profissionais da saúde, algumas escalas ainda continuam desfalcadas, deixando profissionais com carga exorbitante e adoecidos pela situação que estamos vivendo”, diz. “De abril para maio, eram cerca de 50 pacientes atendidos pela manhã com uns 20 positivos, em média. E a tarde também”, lembra.

De maio para junho, ela percebe diminuição de casos atendidos. “Eu trabalho em dois serviços diferentes. Em posto de saúde na semana, em Fortaleza, e na transferência de pacientes no fim de semana, no Interior. A demanda é diferente. No Interior, fazemos transferências de UPAs para hospitais locais e regionais. Percebi diminuição nos dois serviços”, aponta.

Para Messias Carlos de Souza, 58, técnico de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vacina também foi determinante para o menor registro de casos na segunda onda: “A maioria do pessoal da saúde já estava vacinada.” “Trabalhamos muito nesse ano principalmente. Transportar muitas pessoas de casa, pegar de hospitais pequenos do Interior para os hospitais de grande porte”, descreve.

O profissional compara algumas mudanças entre o início da pandemia e os últimos meses. “Este ano, já estamos vacinados e já temos certa experiência. Sabemos como nos proteger melhor, o receio é menor. Ano passado, não sabíamos nada ainda sobre a gravidade”, compara.

Messias aponta ainda os impactos emocionais do trabalho nos profissionais da saúde. “Tinha gente que não tinha coragem de ir trabalhar. Ficavam abalados, passaram a tomar medicação.” Ele teve a infecção em maio do ano passado, justamente no período pico da primeira onda da pandemia no Ceará. “Eu tive leve mas familiares meus ficaram bem ruins. Acho que não ficou ninguém do Samu sem adoecer”, relata.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos10 horas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos10 horas atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Iguatu12 horas atrás

Deputado Marcos Sobreira Desmente Suposto Acordo Político com Agenor Neto

Iguatu13 horas atrás

Câmara de Iguatu recebe Projeto de Lei para abertura de crédito especial de 200 mil reais para gestão do programa Bolsa Família

Americando16 horas atrás

AMERICANDO: A fazenda de enganos dos tolos

Esportes18 horas atrás

Arena Castelão foi escolhida como um dos 10 estádios para sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina

Noticias18 horas atrás

BNB planeja disponibilizar cerca de R$ 500 milhões para novo modelo de microcrédito voltado para mulheres do Bolsa Família

Ceará18 horas atrás

Professores das universidades federais do Ceará rejeitaram a última proposta apresentada pelo Governo

Videos20 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Noticias2 dias atrás

Faleceu o renomado narrador esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos

Noticias2 dias atrás

Fortaleza conquista prêmio milionário na Copa Sul-Americana de 2024 após empatar com o Boca Juniors-ARG

Noticias2 dias atrás

Casal está sendo investigado por abandonar uma criança, em Trairi

Brasil3 dias atrás

Cidadão que deseja ser doador de órgãos poderá manifestar e formalizar a sua vontade por meio virtual

Ceará3 dias atrás

Espera-se que o Ceará receba precipitações até a próxima sexta-feira, 15/05

Iguatu3 dias atrás

Salários na Prefeitura de Iguatu chegam a 57 mil reais

Iguatu4 dias atrás

Prefeitura de Iguatu tenta cancelar CPI da CAF, mas justiça nega

Ceará4 dias atrás

Centro-norte e o extremo sul do Ceará serão as áreas que concentrarão os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15)

Ceará4 dias atrás

Governo do Ceará apoia a taxação de produtos importados comercializados por sites de e-commerce

Noticias4 dias atrás

Mulher de 50 anos foi presa em flagrante sob suspeita de maus-tratos contra 15 animais

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil1 semana atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias1 semana atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes1 semana atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo1 semana atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias1 semana atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias1 semana atrás

Cabo Sabino foi condenado por liderar o motim dos policiais no estado do Ceará em 2020

Ceará1 semana atrás

Governo Estadual lança campanha de arrecadação para ajudar população do Rio Grande do Sul

Iguatu1 semana atrás

Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos10 horas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos10 horas atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Iguatu12 horas atrás

Deputado Marcos Sobreira Desmente Suposto Acordo Político com Agenor Neto

Iguatu13 horas atrás

Câmara de Iguatu recebe Projeto de Lei para abertura de crédito especial de 200 mil reais para gestão do programa Bolsa Família

Americando16 horas atrás

AMERICANDO: A fazenda de enganos dos tolos

Esportes18 horas atrás

Arena Castelão foi escolhida como um dos 10 estádios para sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina

Noticias18 horas atrás

BNB planeja disponibilizar cerca de R$ 500 milhões para novo modelo de microcrédito voltado para mulheres do Bolsa Família

Ceará18 horas atrás

Professores das universidades federais do Ceará rejeitaram a última proposta apresentada pelo Governo

Videos20 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Noticias2 dias atrás

Faleceu o renomado narrador esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos

Noticias2 dias atrás

Fortaleza conquista prêmio milionário na Copa Sul-Americana de 2024 após empatar com o Boca Juniors-ARG

Noticias2 dias atrás

Casal está sendo investigado por abandonar uma criança, em Trairi

Brasil3 dias atrás

Cidadão que deseja ser doador de órgãos poderá manifestar e formalizar a sua vontade por meio virtual

Ceará3 dias atrás

Espera-se que o Ceará receba precipitações até a próxima sexta-feira, 15/05

Iguatu3 dias atrás

Salários na Prefeitura de Iguatu chegam a 57 mil reais

Iguatu4 dias atrás

Prefeitura de Iguatu tenta cancelar CPI da CAF, mas justiça nega

Ceará4 dias atrás

Centro-norte e o extremo sul do Ceará serão as áreas que concentrarão os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15)

Ceará4 dias atrás

Governo do Ceará apoia a taxação de produtos importados comercializados por sites de e-commerce

Noticias4 dias atrás

Mulher de 50 anos foi presa em flagrante sob suspeita de maus-tratos contra 15 animais

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil1 semana atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias1 semana atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes1 semana atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo1 semana atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias1 semana atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias1 semana atrás

Cabo Sabino foi condenado por liderar o motim dos policiais no estado do Ceará em 2020

Ceará1 semana atrás

Governo Estadual lança campanha de arrecadação para ajudar população do Rio Grande do Sul

Iguatu1 semana atrás

Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos10 horas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos10 horas atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Videos20 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 07/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 06/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 02/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 02/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 30/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 26/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

EM ALTA