Noticias

Corredor morre após passar mal durante prova e ser internado na UTI com lesão grave e xixi preto

Published

on

Nesta quarta-feira (24), em Caruaru, no Agreste, um corredor de 50 anos, Dorgival Celerino do Nascimento, faleceu devido a complicações de saúde decorrentes de rabdomiólise, uma condição resultante de uma lesão muscular aguda que pode causar a coloração escura da urina. Dorgival havia participado de uma prova de corrida de 14 quilômetros no último domingo (21) e, devido ao excessivo esforço físico, necessitou ser hospitalizado, vindo a óbito após ser internado na UTI.

A prova teve início em Pombos, localizada a pouco mais de 65 km de distância do Recife, com destino a Gravatá, no Agreste. Na Serra das Russas, entre as duas cidades, Dorgival passou mal e foi levado a uma unidade de saúde em Gravatá. Posteriormente, foi transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, onde ficou internado na UTI.

O HRA informou em nota que a causa do óbito foi hepatite fulminante e rabdomiólise, uma condição desencadeada por uma lesão muscular aguda resultante de esforço físico excessivo.

A médica do esporte do Espaço Einstein, Karina Hatano, explicou que a rabdomiólise ocorre devido a uma lesão muscular aguda, podendo ser desencadeada por esforço excessivo durante atividades físicas, especialmente quando realizadas por pessoas não preparadas. Durante o exercício, os músculos sofrem desgaste natural, causando microlesões nas fibras musculares. Essas lesões levam à ativação de enzimas, que são metabolizadas pelo fígado e pelos rins.

EM ALTA

Sair da versão mobile