Iguatu

Corpo de Bombeiros de Iguatu passa por curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio

Published

on

Na manhã dessa terça-feira (17/07), no auditório do Campus Multiinstitucional Humberto Teixeira, o batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará Unidade de Iguatu iniciou o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio sob o comando do Major Edir Paixão, com a participação da equipe da Rede de Saúde Mental de Iguatu contanto com profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) entre psicólogos, assistentes sociais, e médico psiquiatra.

Alguns profissionais do CAPS de Iguatu

O curso segue até a próxima quinta-feira (20) e conta com conteúdo didático e prático de forma preventiva apresentando técnicas de abordagem e diálogo a indivíduos em tentativa de suicídio, identificação de comportamentos suicidas, escuta qualificada, e treinamento de medidas necessárias para evitar o dano. Nesse primeiro dia, a aula inaugural serviu para que os profissionais tomassem conhecimento dos serviços de saúde disponíveis na cidade para que os mesmos possam direcionar a população com esse desejo.

Tenente Coronel Nijair Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu

Os bombeiros irão passar por simulações de tentativas de suicídio em pontos isolados com uso de arma branca e alguns tipos mais comuns do ato. A coordenação pede à população para que não interfira no serviço e que não registre em fotos e/ou vídeos para que não seja divulgado como possibilidade de ato suicida.

Segundo informações do palestrante do curso, Major Edir, o perfil mais habitual de pessoas que tentam o suicídio está entre os homens, jovens de 15 a 29 anos de idade, idosos acima de 70 anos, médicos e profissionais da área da segurança pública. As mulheres utilizam de técnicas menos letais, já os homens são os que mais concretizam o suicídio. A taxa de suicídio no mundo é 11 vítimas para cada 100mil habitantes, no município de Iguatu são mais de 22 casos par cada cem mil.

A formação já foi desenvolvida para bombeiros de Fortaleza-CE, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e posteriormente em Tocantins, Minas Gerais além de beneficiar profissionais da segurança do Rio de Janeiro e demais localidades interessadas.

EM ALTA

Sair da versão mobile