Corpo Bombeiros de Iguatu comemora aniversário com lançamento de projetos sociais

A 1ª Seção do 4º Grupamento de Bombeiros – Quartel de Iguatu – realizou durante toda essa semana que se comemorou o dia nacional dos militares que atuam nas corporações do país, diversas atividades nos mais variados âmbitos que a unidade bomberística intervém. Além das ações mais comuns como orientações do cotidiano em emissoras de rádios locais objetivando divulgar os trabalhos desenvolvidos, a última quarta-feira, 01, foi dia de apresentar o mais novo projeto social do comando. 

 

A escolinha de futebol para crianças de 10 à 14 anos de idade é um projeto desenvolvido desde o mês de abril que visa além de promover a prática esportiva, educacional, o desenvolvimento físico, psicológico e social, de maneira saudável, usar o esporte ainda como ferramenta para implicar no melhor desempenho escolar e social do público alvo. Na ocasião, os pais foram esclarecidos do propósito do projeto e de como será a logística depois de então.

Anúncio

Para Major Nijar o projeto fortalece o vínculo entre a instituição e a sociedade iguatuense, “Não são todos que tem coragem de deixar seus filhos, sobe responsabilidades de terceiros. Mas a aceitação com a presença dos pais, prova que a entidade tem ainda o respaldo da maioria. Aqui os alunos receberam as orientações básicas através de deveres cívicos e ocupação de seu tempo ocioso. Acompanharemos o andamento dos alunos nas escolas e os que não tiverem bem nas disciplinas receberam auxílio necessário”, explicou Nijair comandante do quartel de Iguatu.  

Cerca de 30 crianças, já participam nos dias de terças e quintas das atividades. “O que ainda está na minha mente desde infância é que os bombeiros são heróis. Toda criança carrega também isso dentro de si, esse sonho de se tornar um deles. Desejo que meu filho adquira valores e respeitos também fora de casa conhecendo o que é certo e o errado. Acredito que os militares são espelho para isso” afirmou Lidiane Alves, mãe do pequeno, Edil Braga de 10 anos.

Os jovens atletas que se destacam na escolinha terão a oportunidade de ingressar nas seleções de base dos Bombeiros e conseguir uma bolsa de estudos na capital cearense. No decorrer do projeto será trabalhadas disciplinas como cidadania, e literatura com leitura de livros e produções de redações com parceiras de acadêmicos do curso de letras da UECE. “Estamos abertos a parcerias com doações de livros infantis. Esse material servirá para o desenvolvimento dos trabalhos”, disse João Ronaldo colaborador da ação.

Dia do Corpo de Bombeiros

Já no dia seguinte (quinta-feira, 02) os militares comemoraram o dia com uma confraternização que contou com a presença dos 40 militares que compõe o comando. Dois remanescentes que compõe a equipe receberam o tradicional “batismo” com o banho de mangueira do caminhão de combate a incêndios.