Mundo

Coreia do Norte se declara estado com armas nucleares; “irreversível” diz Kim

Published

on

A Coreia do Norte aprovou uma nova lei que se declara um estado com armas nucleares em um movimento que o líder Kim Jong Un diz ser “irreversível”.

Kim prometeu que o país “nunca desistiria” de suas armas nucleares e disse que não poderia haver negociações sobre a desnuclearização ao saudar a aprovação da lei, informou a mídia estatal norte-coreana nesta sexta-feira (9).

A nova lei também consagra o direito de Pyongyang de usar ataques nucleares preventivos para se proteger – atualizando uma posição anterior segundo a qual ela havia dito que manteria suas armas apenas até que outros países desnuclearizem e não as usaria preventivamente contra estados não nucleares.

As armas nucleares representam a “dignidade, o corpo e o poder absoluto do Estado”, disse Kim ao saudar a decisão do parlamento do país – a Assembleia Popular Suprema – de aprovar a nova lei em votação unânime.

“A adoção de leis e regulamentos relacionados à política nacional de força nuclear é um evento notável, pois é nossa declaração de que adquirimos legalmente a dissuasão de guerra como meio de defesa nacional”, disse Kim.

“Enquanto houver armas nucleares na Terra, e o imperialismo e as manobras anti-norte-coreanas dos Estados Unidos e seus seguidores permanecerem, nosso caminho para fortalecer nossa força nuclear nunca terminará”.

A nova lei também proíbe o compartilhamento de tecnologia nuclear com outros países. Ela ocorre em meio a crescentes tensões regionais sobre a expansão da Coreia do Norte de seu programa de armas e mísseis nucleares.

Kim fez ameaças cada vez mais provocativas de conflito nuclear contra os Estados Unidos e seus aliados na Ásia nos últimos meses. Ao mesmo tempo, os EUA estão cada vez mais preocupados com o fato de a Coreia do Norte estar se preparando para realizar seu primeiro teste nuclear subterrâneo em anos.

Fonte: CNN Brasil

PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O QUE FAZ UM DEPUTADO FEDERAL, ESTADUAL E SENADOR? O QUE É ESQUERDA, DIREITA E CENTRÃO?

EM ALTA

Sair da versão mobile