Noticias

COP27 aprova fundo de compensação por perdas e danos climáticos de países vulneráveis

Published

on

Após mais de 24h de negociações, os representantes mundiais reunidos na COP27 aprovaram, na madrugada deste domingo, 20, a criação de um fundo de perdas e danos para os países “particularmente vulneráveis” às mudanças climáticas, uma demanda histórica das nações mais pobres.

Ao final de uma reunião atribulada, as delegações também concordaram em trabalhar para obter uma redução “rápida, profunda e sustentável” das emissões dos gases de efeito estufa para “continuar com os esforços para limitar o aumento da temperatura [do planeta] a 1,5ºC”. Os quase 200 membros da COP27 precisaram negociar horas a fio para um acordo de texto final que gerou reações contrastantes. A declaração final foi criticada e considerada pouco ambiciosa pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e pela União Europeia (UE).

Apesar do ambiente de satisfação na área da plenária, alguns delegados não resistiram e dormiram nas cadeiras, enquanto a sessão era interrompida e retomada diversas vezes para a negociação final. A ideia de um fundo de perdas e danos começou a ser negociada há três décadas, quando os países mais vulneráveis passaram a exigir compensações pelas mudanças climáticas, das quais não são historicamente responsáveis.

Fonte: Jornal de Mato Grosso

EM ALTA

Sair da versão mobile