Noticias

Conta de luz no Ceará fica cara ainda neste mês

Published

on

Nesta terça-feira (18), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um aumento na conta de luz para os consumidores do estado do Ceará. Em média, a tarifa de energia elétrica será 3,06% mais cara, sendo que os clientes residenciais terão um aumento de 4,60%. Por outro lado, os clientes de média e alta tensão, como indústrias e grandes comércios, terão uma redução de -3,77%.

A revisão tarifária da Enel Ceará, concessionária responsável pela distribuição de energia no estado, é realizada a cada quatro anos. Neste ano, as tarifas foram impactadas por diversos fatores, como o aumento dos custos de compra e transporte de energia, que não são controlados pela companhia.

Além disso, o consumidor rural também será afetado, tendo um aumento de 11,54% na conta de luz. Isso se deve à retirada gradual do desconto definido pelo Governo Federal em dezembro de 2018. A partir de 2019, foi retirado 20% do desconto por ano para todas as unidades consumidoras classificadas como rurais do país.

Em resumo, os consumidores cearenses terão que arcar com um aumento na conta de luz neste mês, sendo que os clientes residenciais terão um aumento maior do que os consumidores de média e alta tensão. O aumento foi causado por diversos fatores, incluindo o aumento dos custos de compra e transporte de energia, além da retirada gradual do desconto para consumidores rurais.

EM ALTA

Sair da versão mobile