Brasil

Consumo de pescado cresce 65% no Brasil desde 2004

Published

on

A 20ª edição da Semana do Pescado está em andamento, com o objetivo de continuar impulsionando o consumo de pescado no Brasil. Desde sua inauguração em 2004 pelo Ministério da Pesca e, atualmente, sob a organização do setor privado, o evento testemunhou um aumento no consumo de peixes de 6,5 quilos por habitante por ano para 10 quilos por habitante por ano atualmente.

Altemir Gregolin, presidente do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil) e membro da coordenação nacional do evento, afirmou à Agência Brasil que esse aumento equivale a um crescimento de 65%. A Semana do Pescado, que ocorrerá em todo o país de 1º a 15 de setembro, visa transformar o consumo de peixes em uma prática habitual para os brasileiros.

De acordo com Gregolin, dois fatores contribuem para essa meta. Primeiramente, a iniciativa criada pelo governo e atualmente coordenada pelo setor privado perdurou por duas décadas. “O simples fato de esse evento existir há 20 anos demonstra a importância que ele tem para o setor e para o aumento do consumo”, observou. A meta para este ano é elevar o consumo em 30% em comparação com semanas normais, por meio da realização do evento em todos os estados brasileiros. Gregolin destacou a intenção de descentralizar ainda mais, alcançando pequenas e médias cidades para ampliar a abrangência nacional da Semana do Pescado.

Nos últimos três anos, houve um esforço para descentralizar o evento, mas neste ano, a ambição é maior. “Além das capitais, nosso objetivo é atingir o interior. Em todos os estados, temos coordenadores e as superintendências do Ministério da Pesca estão trabalhando em conjunto com as entidades do setor”, explicou Gregolin. O aumento da participação de empresas no setor permitiu que o pescado chegasse a cidades menores. Isso torna possível a expansão da oferta de peixes em áreas onde isso não acontecia anteriormente.

EM ALTA

Sair da versão mobile