Noticias

Conheça o “Ofício de Trevas”, ritual da Semana Santa mantido pela Igreja Católica desde da idade média

Published

on

Durante o período da Semana Santa, a Igreja Católica realiza diversas celebrações para relembrar as últimas horas de Jesus. Em Fortaleza, na paróquia do Bairro Henrique Jorge, um dos momentos mais marcantes é o “Ofício de Trevas”, uma tradição que remonta à Idade Média. A celebração é realizada com todas as luzes do templo apagadas e apenas 15 velas em um candelabro iluminando o altar

É o quarto ano de realização da celebração na Semana Santa na igreja do bairro, a Paróquia do Imaculado Coração de Maria.

De acordo com o pároco da igreja, padre Francisco Adair Ramos de Abreu, a celebração relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

De acordo com a Igreja Católica, a “Celebração de Trevas” é um conjunto de salmos, cânticos, preces penitenciais e símbolos que permite aos católicos meditarem sobre a situação de escuridão em que ficou a Terra com a morte de Jesus. Antes do Concílio Vaticano II, de 1962 a1965, a celebração fazia parte da programação oficial da Semana Santa. Depois passou a ser optativa.

Não existe uma data de origem, mas trata-se de uma tradição que remonta ao período medieval.

Fonte: G1 CE

PODCAST MAIS ROCK – O Melhor Programa de Rock do Ceará – 30/03/2022

EM ALTA

Sair da versão mobile