(Foto: Reprodução)

O “carro voador” elétrico VX4 levantou voo na última segunda-feira (26) pela primeira vez, segundo informações da fabricante, a Vertical Aerospace. A aeronave já foi encomendada pela Gol, que planeja usá-la a partir de 2025 no Brasil.

A aeronave produz pouco barulho e tem zero emissões de gases estufa, mas cobre distâncias menores que helicópteros (entenda as principais diferenças).

A expectativa é que o veículo consiga transportar quatro passageiros (além do piloto) e alcance velocidade máxima de até 325 km/h.

O VX4 faz parte da categoria chamada de veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês).

A Gol assinou um protocolo de intenções para comprar ou arrendar 250 eVTOLs. O acordo, que não teve os valores revelados, foi realizado com a empresa irlandesa de arrendamento Avolon e trata da aeronave VA-X4, projeto da Vertical Aerospace.

No Brasil, além da Gol, a Azul planeja adquirir essas aeronaves a partir de 2025, da fabricante alemã Lilium. O negócio, que poderá ter valor total de US$ 1 bilhão, inclui uma frota de 220 aeronaves elétricas com operação prevista a partir de 2025.

A produção nacional passa pela fabricante de aeronaves Embraer, que promete entregar sua versão da aeronave para clientes a partir de 2026.

Fonte: G1