Regional

Conferência Municipal reitera prioridades para Assistência Social em Acopiara

Com o tema ‘Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026’, está acontecendo desde a noite desta quinta-feira (16), até o fim da tarde desta sexta-feira (17), no auditório da escola Liceu, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social com realização da Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS.

Published

on

Com o tema ‘Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026’, está acontecendo desde a noite desta quinta-feira (16), até o fim da tarde desta sexta-feira (17), no auditório da escola Liceu, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social com realização da Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS.

Participaram da abertura o prefeito Dr. Vilmar, secretária Marlucy Holanda, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Elinaldo Higino, presidente da Câmara, Jourdan Teixeira, líder do Governo na Câmara, Simone Félix, participante e colaboradora de um dos equipamentos da STDS, Juliete Santana, conselheiros, gestores, servidores municipais, representantes de organizações não governamentais, profissionais e prestadores de serviço do setor, além da conferencista, assistente social e professora do Instituto Federal do Ceará, Moísa Sibéria. A Banda de Música Eduardo Gurgel Valente recepcionou os conferencistas.

A Conferência é o processo pelo qual os usuários, trabalhadores e entidades socioassistenciais, junto com a gestão pública, conferem o estágio de implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e a efetivação da garantia dos direitos.

A secretária Marlucy Holanda afirmou que este é um momento importante para construção da política Municipal de assistência social. “Juntos tomaremos decisões do rumo que queremos tomar nesse processo, assegurando a garantia de direitos, definindo e decidindo ações que contribuirão para sustentabilidade do SUAS para os próximos 10 anos”.

A intenção de todo processo conferencial é fazer uma avaliação técnico-política do SUAS, sob o ponto de vista dos diferentes segmentos envolvidos para definir prioridades da construção do Plano Decenal de Assistência Social, conforme o lema ‘Pacto Republicano do SUAS rumo a 2016: o SUAS que temos e o SUAS que queremos’.

O prefeito Dr. Vilmar lembrou que já são 10 anos do SUAS. “Os CRAS, CREAS e outros equipamentos da STDS como o Bolsa Família, são exemplos maravilhosos das conquistas da área que nos encantam. Em Acopiara já fizemos inúmeros investimentos para melhor atender aos usuários, porque na verdade nós conhecemos um mundo antes e um novo mundo depois de implantação da Assistência Social, que possui programas belíssimos ajudando os que mais precisam”.

Mobilizando todos os seguimentos e especialmente os usuários da Assistência Social, foram realizadas as pré-conferências em todos os distritos do município que estimularam também a zona rural.

A colaboradora do Centro de Referência de Assistência Social, Juliete Santana, disse que o CRAS valorizou a assistência no bairro onde mora. “Pra mim, como pessoa, foi maravilhoso encontrar excelentes profissionais que nos ajudam muito por meio dos cursos e das atividades em grupo que são muito importantes”.

A plateia acompanhou a exposição do tema central com Moísa Sibéria e no final deste dia 17, serão eleitos os delegados que vão representar Acopiara na Conferência Estadual de Assistência Social, marcada para acontecer no mês de outubro, em Fortaleza.

 

Fonte: Prefeitura de Acopiara/Assessoria de Comunicação

EM ALTA

Sair da versão mobile