Iguatu

Conab doa 30 mil toneladas de milho para governo do Ceará, mas produtores terão que pagar para receber

[caption id="attachment_3808" align="alignleft"]Foto:  www.blogdowilrismar.comOperários trabalhando no descarrego do milho no porto do Pecém, em Fortaleza[/caption]A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará, nesta quinta-feira (13), a doação de 30 mil toneladas de milho ao governo do estado do Ceará para atendimento aos pequenos criadores rurais da região.

Published

on

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará, nesta quinta-feira (13), a doação de 30 mil toneladas de milho ao governo do estado do Ceará para atendimento aos pequenos criadores rurais da região.

O presidente da Companhia, Rubens Rodrigues dos Santos, participa da solenidade de Assinatura do Termo de Doação, às 15h, no Porto do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante. O milho foi doado pela Conab, órgão do Governo Federal, ao Governo do Estado do Ceará, mas os pequenos criadores para receberem os grãos terão que pagar.

O produto foi adquirido em leilão realizado pela Conab no dia 6 de maio e entregue por navio no último domingo (9). A assinatura do termo será feita pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), Gerardo Fontelles, e pelo governador do estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes.

Conforme determinado pelo documento, o governo estadual fica responsável por ensacar e disponibilizar o milho aos produtores. Para acelerar o processo, o estado optou por ensacar o milho no próprio porto. A ideia é deslocar o produto para os 33 polos estratégicos de distribuição por ferrovia e rodovia, e facilitar o acesso aos produtores no interior do estado. O objetivo é atender todos os 76 municípios em situação de emergência. A primeira carga de 28 vagões e 9 caminhões de milho já foi toda negociada por meio de venda antecipada.

Segundo orientação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) cearense, os produtores rurais devem procurar os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) para informar a quantidade de milho que necessitam e fazer o pagamento do boleto. A distribuição do milho será feita de acordo com a demanda apresentada e apenas para aquele que estiver em dia com a vacinação do rebanho contra a febre aftosa.

A saca de 60 quilos de milho será vendida para os criadores cadastrados na Conab ao preço de R$ 18,20 e R$ 21,00, de acordo com o plantel definido a partir do cadastro no Órgão de Defesa Agropecuária. Aos agricultores familiares, com declaração de aptidão do Pronaf, o milho será vendido pelo menor preço.

Fonte: (Flávia Agnello e Mônica Simões/Conab) – Mais informações para a imprensa: 

Superintendência de Marketing e Comunicação

Gerência de Imprensa – (61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256 – imprensa@conab.gov.br

 

EM ALTA

Sair da versão mobile