Regional

Comunidade Mundo Novo é beneficiada com sistema local de abastecimento de água

Published

on

A comunidade de Mundo Novo, no Distrito de Várzea da Conceição, na zona rural de Cedro, recebeu o sistema de abastecimento de água. Oitenta famílias da região serão beneficiadas. As torneiras de chuveiros improvisados foram acionadas pelo prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, que esteve no local (uma casa de farinha comunitária) ao lado do vice-prefeito, Joãozinho de Titico, do secretário de Agricultura, Manoel Bezerra, de presidentes de associações, vereadores, lideranças comunitárias e famílias beneficiadas.

O gestor municipal agradeceu a oportunidade de realizar obras que combatem a escassez de água no município, em especial naquela região. “São 50km de adutora ligando a comunidade ao Açude Ubaldinho. Com isto, solucionamos o problema de água tratada para estas famílias, oferecendo a elas mais qualidade de vida. Estou muito feliz”, afirmou o prefeito de Cedro.

Os recursos utilizados na obra são da própria Prefeitura de Cedro, e a execução do projeto contou com o apoio do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O gerenciamento da rede está a cargo do Sisar e da associação comunitária local. “É muito bom ver a alegria no rosto dos moradores, mas não podemos parar, temos muito mais a fazer pelo Cedro, pela felicidade de nossa gente”, informou o vice-prefeito, Joãozinho de Titico.

O secretário de Agricultura, Manoel Bezerra, destacou o trabalho da gestão municipal. “A comunidade recebeu cisternas de polietileno, perfuramos vários poços profundos, sem sucesso. Caminhões-pipas da Prefeitura também foram mandados para cá. E ainda disponibilizamos cursos profissionalizantes. Jamais desistimos daqui. Nosso dever foi cumprido com estas famílias”, enfatiza.

A presidente da Associação Comunitária do Mundo Novo, Katia Freire, lembra que o esforço dos moradores e o apoio da gestão municipal tornaram o sonho realidade. “Nossa comunidade está agradecida, nós não tínhamos água tratada para beber. Graças ao Dr. Nilson e a nossa boa organização, hoje temos este precioso líquido nas torneiras. Agora, devemos cuidar muito bem dele”, explica.

Quase 8 mil beneficiados

Atualmente, Cedro possui 2.043 casas que recebem água nas torneiras sob a gerência do SISAR, beneficiando 7.722 pessoas da zona rural, espalhadas nos distritos de Santo Antônio, Lagêdo, Assunção, Vale do Machado, Várzea da Conceição e São Miguel.

Ao todo, 22 projetos de abastecimento de água estão sendo executado em diversas localidades. Cerca de 100 famílias da comunidade Manoel Alexandre II, também no distrito de Várzea da Conceição, serão beneficiadas em breve.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile