Connect with us

Tecnologia

Como as mulheres passaram de maioria a raridade nos cursos de informática

Publicado

on

Ada Lovelace, Mary Kenneth Keller, Grace Hopper, Dana Ulery, Hedy Lamarr e Kathleen Antonelli são nomes dos quais poucas pessoas já ouviram falar. Em contrapartida, Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg são conhecidos por quase todo mundo.

O que essas mulheres e homens têm em comum é que dedicaram a vida ao universo dos computadores. O que os diferencia é a invisibilidade delas e a fama global deles, embora todos tenham dado grandes contribuições à informática. Além disso, elas foram pioneiras, em uma área com cada vez menos representantes do sexo feminino.

Pode parecer surpreendente hoje dia, mas de fato existiu uma época em que as mulheres eram maioria nesse setor. Nos seus primórdios, essas máquinas eram usadas basicamente para realizar cálculos e processamento de dados, atividades então associadas à função de secretária. Daí serem utilizadas quase só por mulheres.

Mas elas não se limitaram a isso. Muitas tiveram papel importante no desenvolvimento dos computadores e dos programas, que fazem essas máquinas ter serventia.

Ada Lovelace ou Ada Byron, Lady Lovelace, filha do famoso poeta inglês Lorde Byron, por exemplo, desenvolveu o primeiro algoritmo da história, e Mary Kenneth Keller, uma freira americana, teve papel importante na criação da linguagem de programação BASIC.

Retrato de Ada Lovelace

Ada Lovelace desenvolveu o primeiro algoritmo da história

A professora Andreia Malucelli, coordenadora da pós-graduação em Informática da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), lembra ainda que Grace Hopper, por sua vez, criou a linguagem de programação Flow-Matic, hoje extinta, mas que serviu como base para o desenvolvimento de outra linguagem, a COBOL.

“Já Dana Ulery foi a primeira mulher engenheira da Nasa e desenvolveu algoritmos para a automatização dos sistemas Deep Space Network, de rastreamento de tempo real da agência espacial americana”, conta.

A tecnologia usada nos telefones celulares e nas redes wi-fi também foi criada por uma mulher, no caso, Hedy Lamarr.

Relação com a matemática
Mas a contribuição das mulheres para computação não acaba aí. Há também Kathleen Antonelli, que com Jean Jennings Bartik, Frances Snyder Holberton, Marlyn Wescoff Meltzer, Frances Bilas Spence e Ruth Lichterman Teitelbaum programou o ENIAC, o primeiro computador eletrônico digital de propósito geral da história.

De acordo com Malucelli, do início da década de 1970 até meados de 1980 houve um aumento de 10% para 36% da participação das mulheres entre os profissionais de computação, e a maioria dos estudantes era do sexo feminino.

Grace Hopper (1906-1992), segunda da direita à esquerda na fileira de baixo

Grace Hopper com colegas de Harvard; ela criou uma linguagem de programação pioneira

“Acredita-se que esse interesse das mulheres pela graduação nessa área tenha relação com o curso de Matemática”, diz. “A primeira turma surgiu a partir da migração de alunos da licenciatura em Matemática, que sempre foi um curso predominantemente feminino.”

A partir de meados dos anos 1980, no entanto, as mulheres começaram a dar lugar aos homens na informática. Há uma profusão de dados que demonstram essa inversão paulatina, principalmente nos cursos superiores de processamento de dados e ciência da computação.

Simone Souza, do Departamento de Sistemas de Computação e presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos (ICMC-USP), diz que, até 1990, as mulheres eram predominantes. “Depois, entre 1990 e 2000, a proporção de gêneros se equilibrou e a partir de 2000 a quantidade delas foi caindo ano a ano”, diz.

Um levantamento do total de formandos no curso de bacharelado em Ciências de Computação do ICMC, que tinha 40 vagas até 2003 e, desde então, 100, mostra que, em 1997, se diplomaram 12 mulheres (48%) e 13 homens (52%), números que haviam caído, em 2003, para 4 (12%) e 27 (88%), respectivamente.

O menor número de mulheres que concluíram o curso foi registrado em 2016: apenas duas (3%) ante 52 (97%) homens. Em 2017, elas chegaram a 12 (17%) dos 70 formandos.

No Instituto de Matemática e Estatística (IME), também da USP, em São Paulo, a primeira turma de Ciências da Computação, formada em 1974, tinha um total de 20 alunos, dos 14 mulheres (70%) e 6 homens (30%). Em 2016, a turma contava com 41 alunos, dos quais apenas seis eram mulheres, ou seja, 15%.

Mulher na informática

Há estimativas de que mulheres representem apenas 18% dos estudantes de todos os cursos de ciência da computação nos EUA

Força de trabalho
Malucelli, da PUC-PR, tem números mais abrangentes. “De acordo com dados recentes divulgados por Facebook, Google, Twitter e Apple, as mulheres são apenas 30% dos funcionários nessas empresas”, diz. “Em cargos técnicos, diretamente ligados à tecnologia, esse número diminui. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, elas representam apenas 20% dos mais de 580 mil profissionais da área de tecnologia da informação.”

Nas universidades não é diferente. Malucelli cita o Anita Borg Institute (ABI), criado nos Estados Unidos, para ajudar a aumentar a participação de mulheres na tecnologia, segundo o qual elas representam apenas 18% dos estudantes de todos os cursos de ciência da computação naquele país.

“No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep, ligado ao Ministério da Educação), as mulheres representam 15% dos matriculados em cursos de tecnologia”, completa.

Ainda de acordo com Malucelli, um gráfico, publicado no dia 8 de março pelo The Statistics Portal, que reúne estudos e estatísticas de mais de 22.500 fontes, baseado em relatórios de diversas empresas de TI, indica que as mulheres representam entre 26% (Microsoft) e 43% (Netflix) da força de trabalho nas principais empresas da área.

“Além disso, o estudo Women in Tech 2018, publicado pelo portal americano HackerRank, mostra que dos 14.616 desenvolvedores de software que responderam à pesquisa, pouco mais de 10% eram do sexo feminino”, acrescenta Malucelli.

Estereótipos
Os motivos para esse afastamento têm sido pesquisados e discutidos ao longo dos anos e estão fortemente relacionados com estereótipos. “Após 1984, foram lançados os primeiros computadores com materiais de divulgação voltados para o público masculino, começando, assim, um desinteresse das mulheres”, diz.

Simone Souza levanta outra possível causa para a queda do número delas no mundo da informática. “Quando surgiram, os computadores pessoais foram primordialmente utilizados pelos meninos, voltados para os jogos”, explica.

De acordo com ela, as meninas nessa época não eram incentivadas a interagir com essas máquinas e, por isso, começaram a se afastar de áreas relacionadas à computação. “Outra razão que acredito ser importante para a baixa procura pelos cursos de informática pelas meninas é o pouco incentivo que é dado a elas para a área de exatas nos ensinos fundamental e médio”, acrescenta.

A pesquisadora Eliane Pozzebon, coordenadora do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina, lembra que, nos anos 1970, a área de informática não era tão valorizada – as máquinas tinham pouco processamento e memória. “O trabalho com os computadores era braçal e repetitivo, então acabava sendo realizado mais por mulheres”, explica.

Mas, para ela, o afastamento do sexo feminino dessa área não é exclusivo de um período.

“Há também a questão cultural”, diz. “Desde a nossa infância, os pais preferem bonecas para as meninas e videogames para os meninos. A figura do nerd sempre esteve associada ao menino.”

Fonte: BBC

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu1 dia atrás

Audiência de Custódia Operação Martelo de Ferro: Presidente do SPUMI, Sayonara Fernandes, ganha liberdade provisória com tornozeleira, mas é afastada do Sindicato

Iguatu2 dias atrás

Auditoria realizada por ex-controlador revela irregularidades não atendidas pela administração municipal

Iguatu2 dias atrás

Operação Martelo de Ferro: Polícia Civil de Iguatu realiza ação contra o tráfico de drogas e presidente do SPUMI é detida por suposto envolvimento em atividades criminosas

Noticias2 dias atrás

Choveu em Fortaleza e mais 149 cidades cearenses nas últimas 24 horas

Iguatu2 dias atrás

Voto do Ministro Nunes Marques Mantém Cassação dos Mandatos de Ednaldo e Franklin

Noticias2 dias atrás

Mandados são cumpridos no CE contra suspeitos de ajudar fugitivos de Mossoró

Brasil2 dias atrás

Homem perde o antebraço após ataque de cão durante tentativa de furto

Ceará2 dias atrás

Tragédia em Barro: há 20 anos, acidente com ônibus deixou 42 mortos no Ceará

Ceará2 dias atrás

Trisal que conseguiu registrar o filho com os nomes do pai e das duas mães comemora a conquista: ‘sentimento de justiça’

Ceará2 dias atrás

Polícia investiga se mulher presa com drogas no Ceará iria fornecer armas a fugitivos de presídio em Mossoró

Artigo2 dias atrás

Vergonha Política em Iguatu: Pula Pula Pipoquinha e a Urgência da Renovação

Noticias3 dias atrás

Flávio Dino assume cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal

Noticias3 dias atrás

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil pode ser discutida em março

Mundo3 dias atrás

Vladimir Putin, voou em um bombardeiro estratégico, modernizado e com capacidade nuclear

Noticias3 dias atrás

Polícia apreende 100 veículos de luxo de concessionária usada por traficantes para lavar dinheiro

Iguatu3 dias atrás

Ex-estagiário de fórum é preso por passar informações de processos ao tráfico de drogas

Noticias3 dias atrás

Caixa Econômica Federal divulga edital para concurso público com 1600 vagas

Noticias3 dias atrás

Compositor brasileiro move ação contra Adele por plágio de música

Esportes3 dias atrás

Jogadores e comissão técnica do Fortaleza vivenciaram uma noite de terror em Recife

Ceará3 dias atrás

Governo do Ceará Busca Empréstimo de R$ 2,6 Bilhões em busca de equilíbrio das contas

Noticias4 dias atrás

Câmara dos Deputados aprova obrigatoriedade de certidão negativa de antecedentes criminais para quem trabalhar com crianças

Noticias4 dias atrás

Volume de chuvas no Ceará em fevereiro, atingiu o esperado para o mês inteiro

Noticias4 dias atrás

Homens trans podem fazer alistamento militar obrigatório; entenda

Colunas4 dias atrás

Direito e Cidadania: Com as chuvas, os alagamentos

Ceará4 dias atrás

Criminosos vestidos de policiais assaltam comerciante e trocam tiros com a polícia

Ceará4 dias atrás

Árvore cai sobre carro no Ceará; seis ficam feridos

Iguatu4 dias atrás

CPI da CAF em Iguatu: 10 vereadores assinam requerimento. Nenhum é da situação

Ceará4 dias atrás

Cantora de forró que morreu afogada com o marido gravou clipe no mesmo local onde corpos foram encontrados

Ceará4 dias atrás

Polícia Federal procura há dois anos preso que fugiu algemado da sede da PF em Fortaleza

Ceará4 dias atrás

Ônibus escolar com 48 estudantes tomba em rodovia do Ceará

Iguatu1 dia atrás

Audiência de Custódia Operação Martelo de Ferro: Presidente do SPUMI, Sayonara Fernandes, ganha liberdade provisória com tornozeleira, mas é afastada do Sindicato

Iguatu2 dias atrás

Auditoria realizada por ex-controlador revela irregularidades não atendidas pela administração municipal

Iguatu2 dias atrás

Operação Martelo de Ferro: Polícia Civil de Iguatu realiza ação contra o tráfico de drogas e presidente do SPUMI é detida por suposto envolvimento em atividades criminosas

Noticias2 dias atrás

Choveu em Fortaleza e mais 149 cidades cearenses nas últimas 24 horas

Iguatu2 dias atrás

Voto do Ministro Nunes Marques Mantém Cassação dos Mandatos de Ednaldo e Franklin

Noticias2 dias atrás

Mandados são cumpridos no CE contra suspeitos de ajudar fugitivos de Mossoró

Brasil2 dias atrás

Homem perde o antebraço após ataque de cão durante tentativa de furto

Ceará2 dias atrás

Tragédia em Barro: há 20 anos, acidente com ônibus deixou 42 mortos no Ceará

Ceará2 dias atrás

Trisal que conseguiu registrar o filho com os nomes do pai e das duas mães comemora a conquista: ‘sentimento de justiça’

Ceará2 dias atrás

Polícia investiga se mulher presa com drogas no Ceará iria fornecer armas a fugitivos de presídio em Mossoró

Artigo2 dias atrás

Vergonha Política em Iguatu: Pula Pula Pipoquinha e a Urgência da Renovação

Noticias3 dias atrás

Flávio Dino assume cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal

Noticias3 dias atrás

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil pode ser discutida em março

Mundo3 dias atrás

Vladimir Putin, voou em um bombardeiro estratégico, modernizado e com capacidade nuclear

Noticias3 dias atrás

Polícia apreende 100 veículos de luxo de concessionária usada por traficantes para lavar dinheiro

Iguatu3 dias atrás

Ex-estagiário de fórum é preso por passar informações de processos ao tráfico de drogas

Noticias3 dias atrás

Caixa Econômica Federal divulga edital para concurso público com 1600 vagas

Noticias3 dias atrás

Compositor brasileiro move ação contra Adele por plágio de música

Esportes3 dias atrás

Jogadores e comissão técnica do Fortaleza vivenciaram uma noite de terror em Recife

Ceará3 dias atrás

Governo do Ceará Busca Empréstimo de R$ 2,6 Bilhões em busca de equilíbrio das contas

Noticias4 dias atrás

Câmara dos Deputados aprova obrigatoriedade de certidão negativa de antecedentes criminais para quem trabalhar com crianças

Noticias4 dias atrás

Volume de chuvas no Ceará em fevereiro, atingiu o esperado para o mês inteiro

Noticias4 dias atrás

Homens trans podem fazer alistamento militar obrigatório; entenda

Colunas4 dias atrás

Direito e Cidadania: Com as chuvas, os alagamentos

Ceará4 dias atrás

Criminosos vestidos de policiais assaltam comerciante e trocam tiros com a polícia

Ceará4 dias atrás

Árvore cai sobre carro no Ceará; seis ficam feridos

Iguatu4 dias atrás

CPI da CAF em Iguatu: 10 vereadores assinam requerimento. Nenhum é da situação

Ceará4 dias atrás

Cantora de forró que morreu afogada com o marido gravou clipe no mesmo local onde corpos foram encontrados

Ceará4 dias atrás

Polícia Federal procura há dois anos preso que fugiu algemado da sede da PF em Fortaleza

Ceará4 dias atrás

Ônibus escolar com 48 estudantes tomba em rodovia do Ceará

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/02/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 09/02/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/02/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/02/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 08/02/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 07/02/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/02/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTICIAS – 06/02/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/02/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 02/02/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 02/02/2024

Videos3 semanas atrás

MAIS NOTÍCIAS AO VIVO 01/02/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/01/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 29/01/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/01/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/01/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 18/01/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 15/01/2024

Videos1 mês atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 12/01/2024

Videos2 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 11/01/2024

Videos2 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 08/01/2024

Videos2 meses atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 05/01/2024

Videos2 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 04/01/2024

Videos2 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 18/12/2023

Videos3 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 11/12/2023

Videos3 meses atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 08/12/2023

Videos3 meses atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 01/12/2023

Videos3 meses atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/11/2023

Videos10 meses atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 📻 08/05/2023

Videos10 meses atrás

REPRISE – MAIS JUSTIÇA 05/05/2023

EM ALTA

Fechar Propaganda
Fechar Propaganda