Iguatu

Comissão do Protocolo Gradual das Atividades presenciais se reúne

Published

on

A Comissão que irá propor o Protocolo de Retomada Gradual das Atividades Presenciais se reuniu, de maneira virtual, na tarde de hoje. Sob a Coordenação da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profa. Socorro Vieira, estiveram presentes Reitor, Vice-Reitor, Chefe de Gabinete, Pró-Reitores, Diretores de Centro, Sindicato dos Docentes da URCA, Estudantes, Coordenadores de Cursos e Chefe de Departamento.

Professora Socorro Vieira agradeceu a presença de todos e destacou que as reuniões da Comissão que irá pensar o Protocolo de Retomada serão pautadas no diálogo e na construção coletiva, de modo a considerar todas as possibilidades e gestar um contexto de um retorno seguro, escutando, também, o Comitê de Monitoramento das Ações de Prevenção ao Novo Coronavírus.

O Reitor, professor Lima Júnior, destacou a importância desta instância para se debater as condições e critérios do retorno. Ressaltou que a criação da referida Comissão ocorreu por deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Ele lembrou que os levantamentos realizados pela Comissão serão encaminhados para o próprio CEPE, que é a Colegiado Superior competente para deliberar em definitivo sobre o retorno das atividades presenciais. Destacou, ainda, o esforço institucional para criar as condições de retorno, sobretudo no que diz respeito à infraestrutura. Afirmou que esse retorno será realizado de maneira responsável, pautado nas premissas da autonomia universitária, que é, sobretudo, capacidade de autogoverno, bem como nas experiências das outras IES.

O Vice-reitor, Professor Carlos Kleber, destacou a importância das falas propositivas, tanto de estudantes como de professores, que foram realizadas ao longo da reunião. Falou também da importância de se fazer um levantamento detalhado de um perfil vacinal, especialmente mapeando como estão os indicadores de vacinação, das duas doses e dose de reforço, do corpo estudantil, docentes e de servidores.

Lembrou também que o CEPE já autorizou o retorno gradual de algumas atividades presenciais, a exemplo dos estágios na graduação e pós-graduação, NPJ, academias e programas especiais (PIBID, PET e Residência Pedagógica).

Como primeira sugestão, a Comissão indicou a elaboração de um questionário para conformar o perfil vacinal de estudantes, professores e servidores. Os questionários, também poderão colher informações mais amplas sobre as percepções da comunidade acadêmica sobre o retorno das atividades presenciais, notadamente no que concerne às particularidades de cada Curso e cada disciplina, tanto da parte prática como parte teórica.

Fonte: Site URCA

EM ALTA

Sair da versão mobile