Brasil

Comércio brasileiro espera recorde de vendas na Black Friday de 2023

Published

on

A Black Friday de 2023 promete ser a melhor dos últimos anos para o comércio brasileiro. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o evento, que acontece na próxima sexta-feira (24), deve movimentar R$ 4,64 bilhões em vendas, um crescimento de 4,3% em relação a 2022.

Esse resultado positivo é reflexo da melhora do cenário econômico, que favorece o consumo. A inflação, que chegou a quase 10% no ano passado, desacelerou para pouco mais de 3% neste ano. As taxas de juros também iniciaram um ciclo de queda, reduzindo o custo do crédito.

Além disso, a valorização do real em 7,5% em relação ao dólar contribuiu para a redução dos preços dos produtos importados. Com isso, os varejistas puderam adotar estratégias mais agressivas de descontos, atraindo mais clientes.

A Black Friday é uma tradição norte-americana que foi incorporada no calendário brasileiro em 2010. O evento consiste em oferecer grandes promoções em diversos segmentos do comércio, principalmente no e-commerce. A data é considerada uma oportunidade para antecipar as compras de Natal e aproveitar as ofertas.

EM ALTA

Sair da versão mobile