Política

Começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira em todo o País.

Published

on

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira em todo o País.

A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos. Uma das novidades é a inclusão de mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) nos grupos prioritários para vacinação. Outra mudança vai possibilitar que pessoas com doenças crônicas tenham acesso à vacina por meio de postos de saúde e não apenas nos centros de referência. A campanha segue até o dia 26 de abril.

Desarmamento infantil

Hoje, dia 15 de abril, foi escolhido para lutar contra situações em que uma criança tenha acesso a armas. De acordo com os dados apontados pelo estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para a Unesco em 2005, mais de 200 mil crianças e jovens de cinco capitais brasileiras já tiveram acesso à arma de fogo. Nessa data, é importante ressaltar o desarmamento de modo geral e não apenas na infância. Com auxílio e conscientização dos pais, as crianças devem trocar armas de mentira por brinquedos, livros, revistas e outros elementos nocivos e importantes ao crescimento. A ideia da troca de brinquedos deseja atingir crianças e pais, porque temos um papel fundamental na educação contra a violência e devemos dar exemplos de paz dentro de casa. A direção da Escola Modelo em nosso município promoveu campanha durante a semana e que merece o apoio de todos, bem como deve ser seguida pelas outras.

Detenção de jovens aumentou 67% em 10 anos

Em dez anos, o número de crianças e adolescentes internados por crimes e contravenções cresceu 67%. Por dias, chegam em média 40 casos as varas da infância e Juventude em São Paulo. Para juristas, a mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente, proposta pelo governador Geraldo Alckmin, pode aumentar ainda mais a lotação do sistema prisional e não reduzir a criminalidade.

Correção de rumos

Atenção prefeituras: O Ministério das Cidades vai baixar portaria determinando que, a partir de agora, todos os contratos do Minha Casa Minha Vida vão incluir a construção de escola e posto de saúde. Os já entregues serão enfrentados caso a caso. Por sua vez, a CEF assume consertos no programa. A Caixa Econômica Federal vai assumir e corrigir “vícios” encontrados nos imóveis entregues pelo programa. Depois, o banco vai cobrar as construtoras responsáveis na Justiça.

Pragmatismo

Para os entendidos em política, os tucanos sempre quiseram enxugar o quadro partidário. No governo FH, aprovaram a cláusula de barreira, derrubada pelo STF. Agora, os tucanos estão trabalhando pela fusão PPS-PMN e para criar os partidos Rede e Solidariedade. No rosário de sentimentos, o DEM reclama que foi massacrado pelos tucanos em 2012, quando o partido esperava eleger um número maior de prefeitos em Minas Gerais e São Paulo. O partido vai vender caro o seu tempo de TV.

Milho vai para a China, mas não para o Nordeste

A notícia é da Folha. Apesar de o Brasil ser grande exportador de milho, parte de rebanho do Nordeste está morrendo de fome. Com a safra de soja à plena carga e estradas em péssimas condições, caminhoneiros se recusam a levar o milho para o Nordeste. Tem sido mais fácil atravessar 17 mil km de oceano até a China que transpor 3,5 mil km entre Sorriso (MT) e Recife (PE). As previsões já anunciavam estiagem prolongada, mas na maioria dos estados o poder público só agiu com a situação fora de controle. No caso do milho é mesmo um descaso. Outro problema que se arrasta é com a distribuição de um milhão de cisternas na região da seca.

Lei mais flexível para domésticas

O governo estuda flexibilizar as regras sobre os novos direitos das domésticas. Cuidadores e babás teriam jornadas de 12 horas por 36 horas de folga. Pra os demais, patrões poderiam negociar banco de horas.

Carreira de estado para médicos

As entidades sindicais, ouvidas pela presidente Dilma, são contra a proposta de importar médicos de fora para atender no Brasil. Disseram à presidente que vão lutar contra sua aprovação no Congresso. Propuseram a criação de uma carreira de Estado, como a dos Juízes, com salários acima do piso legal, para que médicos atuem no interior e na periferia das cidades.

 
Marcelo 60

Festejado durante o aniversário, o Secretário Executivo do STDS (Secretaria de Trabalho Desenvolvimento Social), Marcelo Sobreira, recebeu o carinho de familiares, amigos, liderança comunitária e política na manhã deste domingo (14) no CRI. O evento contou com missa, café da manhã e o tradicional parabéns. O aniversariante brindou os convidados com um CD comemorativo.

Polêmica PEC 37

É importante o debate nas ruas sobre a PEC 37. Muitos lembram da ficha suja, dos escândalos nas prefeituras, dos Direitos Humanos. É um desejo de todos ver a justiça em defesa dos desprovidos. Mesmo sem conhecer, muitos concordam que se a PEC for aprovada, o Ministério Público será esvaziado. Está agendado para o próximo dia 24, em Brasília, um movimento no Congresso Nacional quando procuradores e promotores de justiça de todo o Brasil, incluindo grupo do Ceará, apresentarão os resultados dos atos públicos realizados no País.

Futebol

A 5ª rodada da série B do estadual, com empates e vitória dos visitantes. No sábado Iguatu 1 x Nova Russas 1, Pacatuba 1 x Maranguape 3. No domingo, Arsenal 1 x Uniclinic 2; Itapipoca 0 x Quixadá 1 e Crateús 1 x Trairiense 1. Na tarde da próxima quarta-feira, Iguatu enfrenta Uniclinic no Moraisão em Maranguape. Na classificação, Iguatu ocupa a terceira colocação, que tem o Quixadá na liderança com 19.- Logo mais à noite Tony Alvarez traz cobertura completa, da Copa do Gadelha e outros destaques no esporte.

Retrato da comunidade

Suplente de Vereador Edmilson Rodrigues está preparando um relato sobre a situação da comunidade de Suassurana e adjacências. Segundo ele, falam muito da seca, mas nos 100 dias da gestão atual, continuam as mesmas precariedades herdadas pelo atual prefeito.

PT

Com os últimos acontecimentos no partido, um filiado conclui: Atualmente, é cada um por si no PT municipal.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile