Ceará

Com quase três mil vagas disponíveis, a Uece abre inscrições para o vestibular 2025.1; veja como se inscrever

Published

on

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) abriu as inscrições para o vestibular de 2025.1 no dia 23 de setembro. Com quase três mil vagas disponíveis, os candidatos podem se inscrever até o dia 11 de outubro. Uma novidade desta edição é a inclusão de cotas para quilombolas, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet. A primeira fase das provas está marcada para o dia 17 de novembro, enquanto a segunda fase ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro. No total, são oferecidas 2.850 vagas, sendo 1.274 para Fortaleza e 1.576 distribuídas entre os municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Iguatu, Crateús, Tauá, Mombaça, Aracati, Canindé e Quixeramobim.

A primeira fase do vestibular consiste em uma prova de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, abrangendo três áreas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, e Linguagens e Códigos. Os candidatos podem escolher entre inglês, francês ou espanhol para a prova de língua estrangeira. Na segunda fase, os candidatos enfrentarão uma redação e três provas específicas, de acordo com o curso escolhido, sendo esta etapa crucial para a seleção final dos futuros alunos da Uece.

A Uece reserva 50% das vagas para estudantes cotistas, incluindo quilombolas na edição deste ano. Inicialmente, todos os candidatos cotistas concorrem às vagas de ampla disputa e, se não alcançarem a nota necessária, passam a disputar as vagas reservadas. Para se qualificarem, os estudantes devem ter concluído o ensino médio em escolas públicas do Ceará e ser economicamente carentes, com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário-mínimo per capita. As inscrições vão de 23 de setembro até às 17 horas do dia 11 de outubro, e devem ser feitas no site da Comissão Executiva do Vestibular (CEV). A taxa de inscrição é de R$ 160. Mais informações podem ser obtidas no site da CEV ou pelos telefones (85) 3101 9710 ou 3101 9711.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile