Política
Com a presença do Deputado Odorico câmara de Iguatu discute recursos hídricos
Audiência pública realizada em sessão da Câmara Municipal tratou sobre os recursos hídricos do município de Iguatu e região. O momento contou com a presença além dos parlamentares de secretários instituições e órgãos ligados à pauta como membros de comitê de bacias de companhias de gestão. O objetivo é buscar alternativas para minimizar a situação que causa preocupação às comunidades rurais e à população de maneira geral.
A audiência foi um pedido por meio de requerimento do vereador Marconi Filho (Pros) com base na preocupação também dos poderes constituídos. “A crise hídrica tem nos afetado de maneira assustadora nos últimos anos e em diversos casos, é visto que vários fatores que contribuem para isso acontecer dentre eles os principais são; crescimento elevado da população e uso excessivo deste recurso. É necessário criar novas diretrizes energéticas capazes de romper a dependência pela hidroeletricidade”, pontuou.
O deputado federal Odorico Monteiro (Pros), membro da comissão de enfrentamento da seca e presidente da comissão externa que acompanha o quadro de escassez hídrica nos municípios do Ceará, com foco nas obras emergenciais e estruturantes participou do evento. A comissão liderada por Odorico propõe iniciativas e medidas adotadas e em execução voltadas para amenizar a situação hídrica dos municípios afetados.
De acordo com Odorico Monteiro, desde 1910, o estado do Ceará não vivia situação parecida. “A base para essa afirmação é o volume de chuva dos últimos 100 anos. Importa lembrar que, desde 1910, não se vivenciava uma seca tão severa como a dos últimos cinco anos”, explicou.
Marconi disse que o trabalho tem que ganhar a esfera educacional. “Temos que introduzir também nas escolas disciplinas que induzam a construção de pensamento consciente, direcionado a responsabilidade sustentável sobre a preciosa fonte de vida”, afirmou.
Transposição do São Francisco
Além das ações de convivência com a seca, Odorico adiantou a impressão do seu acompanhamento das obras do Projeto de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, que pode beneficiar Iguatu e região quando concluídos os 12% do eixo que compreendo o Ceará. “Precisamos que se trabalhe projetos de saneamento. Não adianta transpor as águas do São Francisco, sem debater a gestão e o cuidado dessas águas nas bacias receptoras. Nesse sentido os seminários se inserem numa estratégia importante de levantamento de informações e discussões que irão contribuir muito com os trabalhos da comissão”, pontuou.
Presidente
O presidente da câmara iguatuense, Mário Rodrigues (PDT), ressaltou a possibilidade de ser trabalhada as potencialidades e alternativas na produção agrícola com a chegada das águas do Velho Chico. “Por meio das opções apresentadas pelo deputado, podemos tomar a frente os estudos que visem à vinda da água por meio de ramal da nascente de Cariús e Nova Olinda. Com isso, esperamos solucionar grande partes dos problemas e transformar a região num grande polo produtor tendo em vista que temos todos os fatores positivos para isso”, finalizou.
-
Iguatu4 semanas atrásERRATA – NOTA DE ESCLARECIMENTO E RETIFICAÇÃO
-
CeLELEbridades2 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Esportes4 semanas atrásJapão avança e vai enfrentar o Brasil; Equador surpreende a Alemanha na Copa do Mundo
-
Política4 semanas atrásO Conto da Aia na vida real? Entenda o “Paradoxo de Serena Joy” que ronda o plano do PL Mulher
-
Iguatu3 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Noticias4 semanas atrásPai é preso suspeito de planejar morte do filho para evitar pensão, em conversa com inteligência artificial
