Noticias

Com as chuvas registradas no início de 2025, 16 açudes no Ceará já sangraram

Published

on

Com as chuvas registradas no início de 2025, 16 açudes no Ceará já sangraram. O estado encerrou o mês de fevereiro com 44,4% das reservas hídricas acumuladas nos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O Açude Banabuiú atingiu 35% de sua capacidade, enquanto o Castanhão, maior reservatório do Ceará, que havia marcado apenas 2,1% de volume em 2018, atualmente acumula 27%. O Orós, segundo maior açude do estado, está em uma situação mais favorável, com 60% de sua capacidade preenchida.

É importante lembrar que os aportes não são homogêneos em todo o território cearense. As bacias hidrográficas do norte do estado têm volumes superiores a 70% da capacidade total, enquanto regiões como os Sertões de Crateús apresentam menos de 20% e o Médio Jaguaribe está abaixo de 30%, demandando atenção.

Os açudes sangrando no estado são:

Acaraú Mirim
Arrebita
Forquilha
Jenipapo
São Vicente
Caldeirões
Itapajé
Gerardo Atimbone
Quandu
São Pedro Timbaúba
Cauhipe
Germinal
Maranguapinho
Pesqueiro
Tijuquinha
Sucesso

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile