Iguatu

Com 112 anos, Estação Ferroviária do Iguatu sofre desgastes e perde estrutura original

Published

on

No mundo globalizado e super tecnológico de hoje, longas distâncias foram, fisicamente, encurtadas com a rapidez do transporte aéreo. A comunicação, idem. Na palma da mão está o passaporte para, em segundos, se comunicar com quase todas as partes do mundo. Mas, nem sempre foi assim.

Na metade do século XIX, por exemplo, a revolução da época foi a instalação da rede ferroviária que, para os padrões de outrora, facilitou comunicação e deslocamento entre cidades. Isso impulsionou o progresso. O ponto de partida – e de chegada – eram as estações ferroviárias, instaladas nas principais cidades da época.

Em Iguatu, atualmente o mais importante município da região Centro-Sul, a estação ferroviária foi oficialmente inaugurada em 1910. Contudo, 112 anos depois, pouco restou daquele prédio que modificou os rumos da cidade, colocando-o no trilho do desenvolvimento.

Mais de um século depois, o local que foi símbolo de prosperidade, hoje só guarda as histórias na memória. Sem ser tombado, a estrutura original foi modificada. O espaço ganhou outra finalidade e, nos três anexos da Estação em Iguatu, todos eles já sofreram incêndios recentemente. Há pelo menos dois anos o local está fechado.

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile