Saúde Animal

Saúde Animal: Doutor, o que e Otite? Porque ocorre?

Published

on

Otite e uma infecção por fungos e bactérias ou leveduras, atingindo o pavilhão auricular, causando dor e incômodo no cãozinho e gatinho, uns dos sinais são coçar a orelha, chegando a arrastar o mesmo no chão e sentindo muito incomodado.

Ocorre por infestação de parasitas (sarnas, fungos), a penetração de água no conduto auditivo durante o banho, presença de corpos estranhos (partes de grama, cerúmen endurecido, medicamentos), tumores (adenoma da glândula produtora do cerúmen, pólipos inflamatórios), hipersensibilidades (atopia que são problemas do sistema imune, passada de hereditariedade e sensibilidade a alimentos, dermatite de contato), doenças ligadas ao sistema imunológico (autoimune) disfunção da glândula da tireóide e substancias irritantes. Porem os casos mais comuns é a penetração da água no conduto auditivo causando a otite.

Doutor tem tratamento? E como preveni-lo?

Sim, tem tratamento, ele inicia-se pela limpeza do conduto auditivo, ato que algumas vezes, se caso for otite externa pode ter eficácia. No entanto, quando a infecção já atingiu ouvido médio e interno, o tratamento é mais intenso, sendo necessário o uso de antibióticos, por via oral ou parenteral. Sendo mais eficazes de produtos tópicos (pingando o produto no conduto auditivo). Nos casos crônicos, a medicação não faz efeito sendo a única alternativa a cirúrgia, aonde a feita técnica de ablação do conduto auditivo. A melhor forma de prevenção e ter cuidados nos banhos sempre tampando o ouvidinho do seu bichinho com algodão, para que não entre água ou objetos estranhos.

EM ALTA

Sair da versão mobile