Iguatu
Coco de Zambê chega ao Ceará com o Circuito Sonora Brasil do Sesc
Um grupo formado por homens que cantam e dançam ao redor de tambores africanos é a proposta do Coco de Zambê, que vem de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, para percorrer o Ceará com apresentações no Circuito Sonora Brasil do Sesc*, braço social do sistema Fecomércio. O grupo se apresenta nos dias 4, 5 e 6 de dezembro em cidades da região do Cariri.
O projeto Sonora Brasil chega a sua 20ª edição apresentando grupos nordestinos por todo o Brasil. Com a temática “Na pisada dos Cocos”, já passaram pelos palcos cearenses do projeto os grupos “Samba de Pareia da Mussuca”, “Coco do Iguape” e “Coco de Tebei”. Chegou a vez do Coco de Zambê se apresentar, trazendo seu tradicional canto responsorial, puxado pelo mestre e respondido pelo coro de vozes dos brincantes.
É principalmente no município de Tibau do Sul, litoral do Rio Grande do Norte, que encontramos o Coco de Zambê, expressão cultural que, segundo pesquisadores, chegou aos engenhos de cana-de-açúcar e colônias pesqueiras da região através de africanos escravizados. Como tantas manifestações da tradição oral, o Coco de Zambê correu o risco de desaparecer, mesmo tendo se constituído durante décadas como importante elemento da identidade das comunidades quilombolas da região, tendo resistido através de pessoas preocupadas em manter a tradição viva.
Sobre o Sonora Brasil
Criado em 1998, o Sonora Brasil tem no seu DNA o trabalho de formação de novos ouvintes musicais. Consagrado como o maior projeto de circulação musical do país, a cada biênio aborda dois novos temas. Para 2017/2018, serão apresentados: “Na pisada dos Cocos” e “Bandas de Música: formações e repertórios”, desenvolvidos com a participação de quatro grupos cada um.
Desde a sua criação, o projeto já realizou 5.319 apresentações de 80 grupos, alcançando cerca de 520 mil espectadores em todo o país.
SERVIÇO
Sonora Brasil no Ceará – Coco de Zambê
Informações: (85) 3464-9326
IGUATU
Local: Teatro Sesc Iguatu
Endereço: Rua 13 de maio, 1130 – Centro.
Data: 4/12
Horário: 19h
Telefone para informações: (88) 3581.1130
CRATO
Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi
Endereço: Rua André Cartaxo, 443, centro.
Data: 5/12
Horário: 19h
Telefone para informações: (88) 3523.4444
JUAZEIRO DO NORTE
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré
Endereço: Rua da Matriz, 227 – Centro
Data: 6/12
Horário: 19h
Telefone para informações: (88) 3587.1065
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

