Regional

Cobra Jibóia de mais de 2 metros encontrada em telhado de estabelecimento comercial de Icó

Published

on


Um caso inusitado ocorreu ontem por volta das 17horas, no estabelecimento comercial AvantCar, que faz alinhamento de pneus e balanceamento, na avenida Josefa Nogueira Monteiro em Icó, pertencente ao comerciante Amarante Carlos. No final do expediente, foi observada uma cobra Jibóia, de 2 metros e 20 centímetros, em meio aos caibros do telhado da loja. Rapidamente a notícia se espalhou e curiosos estiveram no local para olhar a serpente.

O comerciante Amarante Carlos, usou uma escada e conseguiu retirar a cobra do telhado e a colocou em um lugar seguro da loja em meio a pneus. O coronel Nijair Araújo, do Corpo de Bombeiros de Iguatu, tomou conhecimento do fato e os cabos Adauto e Sérgio foram acionados até Icó, onde a Jibóia foi removida do comércio e foi solta em seu habitat natural em uma vegetação de Iguatu. Segundo um bombeiro, o que teria levado a cobra a sair de seu habitat foi a falta de alimento,roedores. Algo facilitou a Jibóia a chegar até o telhado e se alojar.

A Jibóia é a segunda maior cobra encontrada em território brasileiro depois da Sucuri. Uma Jibóia pode chegar até 5 metros de comprimento. Suas medidas são geralmente 3 metros e meio. Apesar de ser vista durante o dia, é de hábitos noturnos. Vive até 25 anos e pode pesar entre 35 e 50 quilos. A serpente se alimenta predominantemente de aves e pequenos mamíferos, como roedores. A Jibóia pode ter ninhadas de até 65 filhotes, e não é venenosa.

*Com colaboração de Richard Lopes

EM ALTA

Sair da versão mobile