Início Notícias CNM aponta que, em todo o Brasil, Auxílio Brasil tem fila de...

CNM aponta que, em todo o Brasil, Auxílio Brasil tem fila de espera com 2,78 milhões de famílias

(Foto: Reprodução)

Milhares de cearenses estão entre os 2 milhões, 780 famílias que entraram na fila de espera do Auxílio Brasil, principal programa de distribuição de renda do Governo Federal. O programa paga um benefício mensal de R$ 400,00 e contempla, atualmente, pelo menos, 18 milhões de famílias.

Os números são da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e tem por base os cadastros nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) dos 5.568 cidades. A falta de dados oficiais do Ministério da Cidadania sobre a real quantidade de pessoas que precisam da assistência da União levou a CNM a garimpar os cadastros em cada município por meio dos CRAS.

O elevado crescimento da demanda pelo Auxílio Brasil despertou preocupação entre os gestores municipais que são os primeiros a sentirem os efeitos sociais do desemprego, do empobrecimento da população e do aumento no preço dos alimentos. Os dados da pesquisa da CNM foram antecipados, nesse domingo, pelo Jornal O Estado de São Paulo, e serão enviados aos líderes de partidos no Senado e na Câmara Federal.

A Confederação Nacional de Municípios revela a gravidade da situação da fome no País no contexto de dois cenários adversos: um, com o Projeto de Lei Complementar que fixa alíquota de 17% sobre os combustíveis, energia elétrica, transporte e telecomunicações, e, no segundo cenário, a publicação do resultado do 2.º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19.

No primeiro caso, os gestores alegam que, com as mudanças no ICMS, os municípios perderão, em 2022, mais de R$ 27 bilhões. Quanto ao mapeamento sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, o quadro gera ainda mais inquietação. O levantamento mostra que a fome no Brasil voltou a patamares registrados pela última vez nos anos 1990 e, hoje, atinge 33,1 milhões de pessoas – 14 milhões a mais do que no ano passado.

Fonte: Ceará Agora

MAIS ROCK – Novas músicas do Interpol e do Journey e um especial em homenagem ao músico grego Vangelis

 

Sair da versão mobile