Política

CMI outorga medalha Pe Vieira e título de cidadão iguatuense

Published

on

Em sessão solene a Câmara Municipal de Iguatu (CMI) homenageou na quinta-feira, 14, os 50 anos da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e os 15 anos do Instituto Dom José – IDJ, com outorgas a dois representantes de cada instituição, com a medalhada de mérito intelectual Padre Antônio Vieira e Título de Cidadão Iguatuense.

Agraciado com a medalha, o agrônomo, mestre e doutor em zootecnia Fabianno Cavalcante de Carvalho, atual Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, ressaltou como fator preponderante para homenagem sua colaboração na construção na oferta do ensino superior de excelência, como forma inclusiva, flexível e contextualizada, por meio da pesquisa e extensão, soluções que promovem a qualidade de vida. “Feliz por ser lembrado. Mesmo morando fora, sendo funcionário de carreira há 24 anos da UVA, o trabalho que desenvolvo me resultou neste importante reconhecimento”, disse Fabianno, que é natural de Iguatu.

O Instituto Dom José de Educação e Cultura – IDJ coordena há 15 anos cursos da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, atuando em Fortaleza, Região Metropolitana e interiores do Estado do Ceará como Iguatu. Representando a instituição a professora e mestra Luciene Santos Lima foi lembrada com o título de cidadania local.

Com seis anos de serviços prestados ao IDJ, Luciene pontuou como êxito em sua vida de gestora de unidade acadêmica o envolvimento dos acadêmicos no exercício da corresponsabilidade no processo de formação como indivíduo e membros da sociedade. “É uma honra me tornar uma cidadã iguatuense. Tenho a responsabilidade de trabalhar e cuidar pela cidade na qualificação e formação dos nossos alunos na área do ensino superior”, ressaltou Luciene.

Presente na sessão a deputada Mirian Sobreira (PDT) destacou que para o desenvolvimento encômio de uma região se faz necessário o fortalecimento de unidades acadêmicas. “Nós estamos há quatro anos à frente da comissão de ciências e tecnologia e educação superior sendo parceira das universidades, para que deem um ensino de qualidade. Temos três excelentes universidades estaduais que formam em grande nível”, avaliou.

Mário Rodrigues (PDT), presidente do legislativo municipal e proponente das homenagens, afirmou que as instituições por meio dos homenageados cumprem a missão de promover a descentralização do ensino, a empregabilidade, o desenvolvimento sócio-cultural regional e a excelência profissional. “Tudo que podemos fazer ou homenagear ainda é pouco a esses profissionais. São instituições importantes para formação dos iguatuenses que dão sua contribuição por meio de docentes dedicados nos que fazem”, disse.

Instituições

A Fundação Universidade Estadual do Vale do Acaraú constitui órgão da Administração Pública Indireta do Estado do Ceará sob a formação de Fundação Pública, com personalidade de Direito Público, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE) é reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará.

O Instituto Dom José de Educação e Cultura – IDJ, criado em 07 de junho de 2002 tem por objetivo social contribuir para o aprimoramento das atividades educacionais, culturais, comunicações científicas e tecnológicas com vista à elevação da dignidade do ser humano.

EM ALTA

Sair da versão mobile