Futebol

Clubes vivem expectativa de reabertura para treinos na próxima semana

Published

on

Governo Estadual anunciará hoje a retomada gradual da economia em meio à pandemia do coronavírus. Entre as atividades que serão liberadas a partir do dia 1º de junho, o futebol deve ser confirmado pelo governador do Ceará, Camilo Santana. Nesta primeira fase, a expectativa é para que seja autorizada a volta dos treinos nos clubes cearenses seguindo protocolo de segurança.

Em entrevista exclusiva ao O POVO nesta semana, o titular da Secretaria do Esporte e da Juventude do Estado (Sejuv), Rogério Pinheiro, antecipou que o futebol estaria entre os setores incluídos na retomada inicial. Apesar da liberação gradual, Camilo Santana deixou claro que o decreto de isolamento social — prevenção contra disseminação do vírus — será renovado para o restante da população.

“Reafirmo que todas as medidas são respaldadas por estudos e avaliações de nossa equipe de profissionais de saúde, que continuará acompanhando, dia a dia, a evolução dos números, e nos orientando em todas as tomadas de decisão. Vidas em primeiro lugar”, comunicou o chefe do Executivo estadual, por meio das redes sociais.

O Ceará Sporting Club está pronto para retomada já nessa segunda-feira, 1º, caso confirmada a liberação. A diretoria do Alvinegro tem protocolo finalizado, testes para coronavírus e outros itens necessários para garantir a segurança da volta aos treinos.

Parte do elenco que está fora do Estado retornaria imediatamente para iniciar os treinos. Todos os jogadores, profissionais da comissão técnica e de outros setores passarão por testagem para coronavírus antes retomar as atividades no clube, de forma a evitar a transmissão.

A expectativa é de que o Fortaleza Esporte Clube também esteja pronto para concretizar a volta dos treinos em junho também, caso ocorra a liberação. Assim como o Ceará, o Tricolor possui protocolo finalizado e testará jogadores, profissionais da comissão técnica e outros funcionários.

O secretário Rogério Pinheiro detalhou a retomada do futebol cearense em quatro fases, cada uma com 14 dias de execução. A primeira consistirá em treinos individuais, enquanto na segunda os jogadores serão divididos em pequenos grupos.

Na terceira fase, os jogadores vão poder participar de treinos coletivos com contato entre todos os atletas do elenco. Ontem, o futebol inglês anunciou que os clubes da Premier League receberam permissão para evoluir entre estas duas fases.

Na última etapa é projetado a volta do Campeonato Cearense, em meados de julho, com portões fechados, em modelo semelhante ao adotado na Bundesliga — Campeonato Alemão —, o maior torneio em atividade no mundo.

“Tudo isso depende da data que nós trabalharmos a reabertura, dado start da retomada das atividades. Se tudo der certo, acredito que, sim, creio que em julho a gente já possa voltar aos gramados”, comentou o secretário.

O titular da Sejuv também confirmou que o Governo ajudará a Federação Cearense de Futebol (FCF) na volta das atividades dos clubes com menor investimento em disputa no Estadual. Presidente da Federação, Mauro Carmélio adiantou que a entidade comprará testes para fornecer a estas equipes.

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile