(Foto: Reprodução)

Sete novos desembargadores foram escolhidos pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em sessão realizada nesta quinta-feira (17). Dos sete, cinco são mulheres. O fato inédito é um marco na Justiça estadual.

Segundo o TJ, três vagas foram preenchidas pelos critérios de antiguidade, e quatro por merecimento. As quatro vagas por merecimento foram preenchidas pelas juízas Rosilene Ferreira Facundo, Jane Ruth Maia de Queiroga, Sílvia Soares de Sá Nóbrega e Andréa Mendes Bezerra Delfino.

Já por antiguidade, foram eleitos os juízes Carlos Augusto Gomes Correia, José Evandro Nogueira Lima Filho e Maria Ilna Lima de Castro.

Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do TJ, ressaltou a importância do feito.

“É um dia histórico para o Poder Judiciário cearense, sobretudo porque, em pleno mês de março, elegemos cinco mulheres para integrar o Tribunal de Justiça alencarino. O crescimento da participação feminina na Corte é um reflexo da competência da mulher na sociedade, e ainda mostra que podemos ocupar qualquer função”, disse.

As vagas por merecimento tiveram 22 candidaturas. As quatro escolhidas receberam o novo título pelos resultados na rotina de trabalho apresentados pelos magistrados, conforme julgaram os desembargadores.

Fonte: G1 CE

PODCAST MAIS ROCK – O Melhor Programa de Rock do Ceará