Ceará

Cidades cearenses têm novo alerta para chuvas e ventanias fortes; veja lista

Published

on

Todos os 184 municípios cearenses estão com alerta vigente para risco de chuvas e ventos fortes. Deste universo, 166 cidades estão incluídas no grau 2 de severidade, quando as chuvas podem chegar a 100 milímetros por dia e, as ventanias, podem ter rajadas de até 100 km/h.

O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e tem validade até amanhã, às 10 horas, podendo, no entanto, ser novado.

Neste mês de abril, já são 21 avisos emitidos pelo órgão. No entanto, nos últimos 4 dias o Estado não contava com alertas vigentes. Entre o dia 1º a 15 a de abril, foram 20 avisos meteorológicos. O recorde, neste ano, foi registrado no mês de março, com 57 alertas em 31 dias.

O Inmet divide os alertas em três níveis: grau 1 ou ‘perigo potencial’; grau 2, também chamado de ‘perigo’; e o grau 3 ou ‘grande potencial’. Para este último nível, ainda não houve nenhum alerta no Ceará.

“A terça (19) deverá iniciar, novamente, com precipitações no Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Jaguaribana, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns. Ao longo dia, em outras regiões cearenses”, detalhou o órgão.

A partir de quarta-feira, (20), a Funceme explica que “há uma tendência, neste momento, de redução nas precipitações, quando a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuva isolada em todas as macrorregiões”.

Cidades incluídas no alerta de grau 1:

Mauriti,
Nova Olinda,
Parambu,
Penaforte,
Potengi,
Saboeiro,
Salitre,
Santana do Cariri,
Tarrafas,
Aiuaba,
Altaneira,
Antonina do Norte,
Araripe,
Assaré,
Barbalha,
Campos Sales,
Crato,
Jardim

Fonte: Diário do Nordeste

PODCAST MAIS SAÚDE – Edição de 19 de março, com Paulinho Neto

EM ALTA

Sair da versão mobile