Ceará

Cidade cearense tem recorde de maior temperatura já registrada no estado

Published

on

No dia 31 de outubro, a cidade de Jaguaribe, registrou a temperatura mais alta já registrada no estado, atingindo 41,9°C, de acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O recorde anterior era de 41,7°C em Barro, na Região do Cariri, registrado em outubro do ano anterior.

A Funceme relatou que o mês de outubro de 2023 testemunhou 16 picos de temperatura que atingiram ou ultrapassaram os 40°C. Esses valores mais expressivos foram observados principalmente em Jaguaribe, Barro e Crateús. Em comparação com outubro do ano anterior, houve uma variação notável, uma vez que naquela época foram registrados apenas dois eventos com temperaturas acima de 40°C.

O meteorologista Lucas Fumagalli explicou que picos de temperatura elevada durante este período no Ceará são mais comuns, principalmente devido à falta de chuvas que ocorre entre os meses de agosto e novembro. Ele observou que nesse período há o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa cearense em direção ao oceano Atlântico Norte, além da ausência de outros sistemas meteorológicos que costumam trazer precipitações.

EM ALTA

Sair da versão mobile